A NIVEA – marca nº 1 de cuidados com a pele no mundo – estará presente no Festival Feira Preta, realizado pela primeira vez em Salvador entre 28 e 30 de novembro. Como co-patrocinadora do evento, a companhia reforça seu compromisso com as narrativas negras e com sua agenda de investimento social privado. Guiada pelo propósito NIVEA Conecta, impulsiona diversidade, representatividade e a construção de vínculos reais com as comunidades.
Neste contexto, a parceria institucional entre a NIVEA e o Instituto Feira Preta, ativa desde 2020, ganha novo fôlego dentro do festival. Juntas, as duas iniciativas fortalecem o projeto Feira Preta Cria, que este ano leva artistas, músicos, empreendedores de moda, influenciadores e criadores de conteúdo baianos para vivências formativas e participações especiais.
Serão três dias de atividades, diálogos e ações que fortalecem o impacto social da marca e sua relação com a comunidade. Entre os destaques estão as ativações no espaço Preta Talks, apresentado pela marca NIVEA, localizado no prédio do Arquivo Público e com vista para a Baía de Todos os Santos. Haverá também degustação de NIVEA Sun e produtos da linha Beleza Radiante na Praça Maria Felipa, que será palco de shows e experiências ao ar livre.
“Estar mais uma vez no Festival Feira Preta, especialmente nesta edição em Salvador, reforça nosso compromisso com ações concretas que ampliam oportunidades para a população negra, além de levar mais arte e cultura a um lugar tão vibrante e representativo quanto a Bahia”, comenta Ligia Annunziato, head de Sustentabilidade, Diversidade, Equidade e Inclusão da Beiersdorf, casa de NIVEA e Eucerin no Brasil.
A programação do Preta Talks inclui rodas de conversa e palestras sobre cultura negra, empreendedorismo e tendências do afroconsumo. No dia 28 de novembro (sexta-feira), às 14h, ocorrerá a roda “Consumo da e para a população negra do Brasil”, mediada por Adriana Barbosa, idealizadora do Festival Feira Preta. Participam da conversa Ligia Annunziato e Juliana Junqueira, gerente de Marketing da NIVEA Brasil, além de representantes da agência As Minas e a multiempresária Ana Paula Xongani.
O espaço também oferecerá outras experiências desenvolvidas pela marca, como um ambiente instagramável e uma vivência sensorial conduzida pela equipe do Massagem às Cegas, coletivo formado por mulheres com baixa visão. Todas as ativações foram pensadas para promover conexão humana, acessibilidade, empreendedorismo e valorização das identidades negras.
“Acreditamos que construir presença de marca passa também por apoiar iniciativas que transformam territórios e fortalecem trajetórias empreendedoras”, afirma Juliana Junqueira. As ações da marca no Festival Feira Preta integram o propósito NIVEA Conecta, campanha global que chama atenção para o crescente isolamento social e destaca a importância das relações humanas em um mundo cada vez mais fragmentado.
Escuta ativa
A iniciativa incentiva a escuta ativa, o diálogo e a construção coletiva, orientando ações que aproximam a marca das comunidades e fortalecem vínculos reais. Ao promover essas conexões, o NIVEA Conecta também contribui para o senso de pertencimento e para o bem-estar emocional e psicológico de grupos que ainda enfrentam diferentes formas de exclusão social.
Inspirada ainda pela Teoria da Mudança, a companhia entende que só é possível gerar impacto real ao intervir nas estruturas que perpetuam desigualdades, promovendo inclusão produtiva como caminho para a mobilidade social. Em 2025, sua missão social permanece atenta às interseccionalidades que ampliam a exclusão, fortalecendo a atuação ao lado de dois grandes parceiros: o Instituto Feira Preta, principal plataforma de fomento ao empreendedorismo negro da América Latina; e o UNICEF, com o programa Um Milhão de Oportunidades (1MiO).
O Feira Preta Festival, o maior evento de cultura negra e economia criativa da América Latina. É lugar de encontro das diferentes expressões da criatividade e inventividade pretas. shows, experiências imersivas, artes, produtos e serviços de categorias diversas, além de painéis que promovem a convergência e compartilhamento de saberes sobre o futuro da economia preta, do afro-consumo, do empreendedorismo e da existência negra.
Em 2025, o Feira Preta Festival chega pela primeira vez a Salvador, a capital mundial da diáspora africana, celebrando a criatividade, a resistência, o fortalecimento da identidade e da economia preta reverenciando o axé music, de sua origem nos terreiros e rodas à contemporaneidade. Informações e programação no www.fesrivalfeirapreta.com.br