A Elysium Sociedade Cultural celebra seus 35 anos em 2025 com o Circuito 100 anos do Art Déco, ação nacional que comemora o centenário do movimento que transformou a arquitetura, o design e as artes do século 20. Após passar por outras capitais, o circuito chega a Salvador, no dia 11 de outubro, com o tema “100 anos do Art Déco: Salvador para além do colonial”, com entrada franca, propondo uma reflexão sobre o legado moderno da cidade e sua relação com o patrimônio arquitetônico baiano. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo https://forms.gle/Q3KT1oL7DbtHknpbA
O encontro será realizado no Palacete TiraChapéu, a partir das 14h15, e abre com conferência de Wolney Unes, diretor técnico da Elysium e professor da Universidade de Liverpool e do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade Federal de Goiás (UFG). A mesa principal reúne nomes de destaque da arquitetura e da pesquisa patrimonial no país: Márcio Correia Campos, professor da Faculdade de Arquitetura da UFBA e autor do livro Minha Vaga, Minha Morada: arquitetura para pessoas e automóveis em Salvador; Francisco Senna, arquiteto e historiador, membro da Academia de Letras da Bahia; e Juliana Cardoso Nery, vice-diretora da FA-UFBA e atuante no Mestrado Profissional em Conservação e Restauração. A mediação será conduzida pela arquiteta Jéssica Marques, da Elysium Sociedade Cultural.
Encerrando a programação, haverá uma roda de conversa com a historiadora Rachel Wider, coordenadora acadêmica do Circuito, que trará contribuições sobre a importância da preservação da memória do Art Déco no contexto contemporâneo. Na ocasião, também serão lançados os livros Arquitetura Art Déco no Brasil e Técnica e Arte no Jockey Club de São Paulo, publicações editadas pela Elysium que integram o esforço da instituição em difundir o conhecimento sobre o movimento no país. Será ainda lançado um tríptico de cartazes com edifícios e monumentos, elaborado a partir de um chamamento com fotógrafos de todo o Brasil, que recebeu mais de 500 imagens.
O movimento Art Déco, que teve sua consagração em Paris na Exposition Internationale des Arts Décoratifs et Industriels Modernes de 1925, se espalhou pelo mundo e deixou marcas profundas no Brasil. Para a Elysium, o Circuito 100 anos do Art Déco tem como missão aproximar o público da relevância do estilo e estimular a valorização de exemplares que permanecem vivos em diferentes cidades brasileiras. Em Salvador, reconhecida como um dos pólos do Art Déco, o projeto reforça a importância de preservar e divulgar esse patrimônio, que traduz parte da identidade urbana e histórica da capital baiana.
Quer ficar por dentro dos eventos mais badalados, das novidades culturais, tendências de moda, beleza, viagens, gastronomia e tudo o que acontece na Bahia? Então siga o @BahiaSocialVip no Instagram e não perca nenhum detalhe!