Longe do ninho, de Daniela Arbex, foi anunciado como vencedor da categoria Biografia e Reportagem da 67ª edição do Prêmio Jabuti em cerimônia realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro nesta segunda-feira (27/10). Este é o segundo Jabuti da jornalista mineira, que já recebeu a honraria por Cova 312, em 2016, e ficou em segundo lugar com Holocausto brasileiro.
Em Longe do ninho, Daniela apura a tragédia anunciada que vitimou dez jovens atletas do Flamengo no Ninho do Urubu, o centro de treinamento do clube. Publicado em fevereiro de 2024 pela Intrínseca, cinco anos após o incêndio que fez a nação amanhecer de luto, a obra investigativa é um relato forte, sensível e humano sobre a memória em torno da morte dos meninos e o fim dos sonhos de se tornarem ídolos no país do futebol.
Com base em informações exclusivas sobre o caso, Longe do ninho é uma peça fundamental para a compreensão do que de fato aconteceu na madrugada do incêndio. A obra apresenta laudos técnicos, trocas de mensagens e e-mails, além de dados e relatos até então não divulgados. Depois de dois anos de apuração, entrevistas com os familiares dos dez jovens, sobreviventes e profissionais da perícia criminal e do IML, Arbex montou um quadro completo e elucidativo sobre a trajetória de vida dos rapazes e suas famílias e de como o contêiner-dormitório do Ninho do Urubu se transformou numa armadilha fatal que vitimou os dez jovens atletas em uma tragédia sem precedentes.





















