O Festival Viva a Língua – Festival da Língua Portuguesa segue com força em Salvador e, no dia 09 de outubro, promove uma das noites mais esperadas de sua programação: um jantar a seis mãos, com ingressos limitados, no Palacete Tira-Chapéu, no Centro Histórico. A experiência une gastronomia, arte e música em uma celebração dos sabores e sons que conectam Angola, Portugal e Brasil. Os ingressos são limitados e já estão à venda pelo Sympla: https://l1nk.dev/mapadalingua.

A partir das 19h, o público será convidado a vivenciar o conceito “Mapa da Língua”, um encontro gastronômico inédito que reúne três chefs consagrados: o angolano Helt Araújo, a brasileira Preta e o português Gonçalo Ramirez.
Juntos, eles criam um menu exclusivo inspirado nas raízes culturais e ingredientes nativos dos três países, traçando uma viagem sensorial pelos continentes que compartilham o português como língua e identidade.
Reconhecido por seu trabalho à frente da Fundação Ovina Yetu, que valoriza e reinventa a culinária angolana por meio da pesquisa de produtos locais, Helt Araújo traz a Salvador uma proposta que une ancestralidade, memória e inovação. “Cozinhar é uma forma de contar histórias. E essa noite será sobre a nossa língua comum e o sabor que ela carrega”, define o chef.
Após o jantar, o público será presenteado com um show intimista da cantora e compositora baiana Sued Nunes, no Salão do Piano do Palacete. Com sua voz marcante e repertório que conecta música, território e ancestralidade, Sued promete uma apresentação emocionante, marcada por canções autorais e interpretações que celebram o pertencimento afro-lusófono.
