A chef Preta é um dos destaques da reportagem “The Brazilian City Where the Festivities Stretch From the Cliff Tops to the Sea”, publicada nesta sexta-feira (24) pelo The New York Times, dentro da série de viagens “Flocking To”, da T Magazine. O texto, assinado pelo jornalista Michael Snyder, traça um retrato vibrante de Salvador, exaltando a força cultural da cidade e seu protagonismo afro-brasileiro.
Na matéria, o repórter descreve Salvador como “um centro de música, comida e tradição”, lembrando que a cidade é “a metrópole mais negra fora da África” e que suas raízes africanas são a alma de suas manifestações religiosas, linguísticas e culinárias. O texto também destaca nomes como o artista e designer Daniel Jorge, a artista plástica Nádia Taquary e o músico e linguista Tiganá Santana, que, ao lado de Preta, compartilham seus lugares preferidos para comer, dormir e explorar na cidade.
Representando o olhar gastronômico e afetivo da Bahia, Preta é apresentada como fotógrafa e chef de quatro restaurantes em Salvador — o Preta Tira-Chapéu, o Peixe Voador e o Preta Bistrô, além do original Preta, localizado na Ilha dos Frades, onde também comanda a Pretoca Pousada. Na entrevista, ela recomenda experiências autênticas na cidade, como o Hotel Fasano Salvador, que ela define como um lugar “onde se sente o verdadeiro espírito da cidade”, e convida os visitantes a conhecerem seu restaurante na Ilha dos Frades, “para provar o peixe grelhado e assistir a um pôr do sol inesquecível”.
O guia do New York Times também indica outros endereços emblemáticos, como o Mercado de São Joaquim e a Igreja do Rosário dos Pretos, ressaltando a presença de artistas e empreendedores negros que preservam e reinventam a identidade da cidade.
Quer ficar por dentro dos eventos mais badalados, das novidades culturais, tendências de moda, beleza, viagens, gastronomia e tudo o que acontece na Bahia? Então siga o @BahiaSocialVip no Instagram e não perca nenhum detalhe!