O trabalho de um sommelière de carnes vai além da grelha. Essa profissional é treinada para identificar atributos sensoriais da carne — como sabor, odor, textura, suculência, marmoreio e aroma — e mostrar que cada corte possui sua própria identidade, assim como acontece com os vinhos.
Sempre em busca de aprimoramento, a assadora Larissa Morales conquistou a certificação internacional pela Escola de Sommeliers de Carnes da Universidade de Buenos Aires, tornando-se referência no segmento. “Carne não é tudo igual. Cada uma tem sua personalidade, seu terroir e pode oferecer uma experiência única. É um processo de revalorização da carne como parte da nossa cultura e da gastronomia”, afirma Larissa.
Pioneirismo está no DNA da chef. Em 2017, lançou o Larica na Brasa, primeiro canal de churrasco apresentado por uma mulher no YouTube, hoje consolidado como referência, com mais de 18 milhões de visualizações. Em todas as suas redes, soma mais de 1.5 milhão de seguidores.
Além do conteúdo digital, Larissa leva seu conhecimento para grandes palcos. Em setembro, será palestrante no CONACARNE – Congresso Nacional da Carne, que acontece nos dias 18 e 19, no Expominas, em Belo Horizonte (MG). Larissa participará com grandes nomes do churrasco do Painel 6 – Do pasto ao prato: a carne pela ótica do consumidor, justamente para pontuar a importância do papel da sommelière de carne no mercado.
No cenário internacional, já atuou como jurada no The Butcher Wars e participou do programa LiderA, no Uruguai.
É também idealizadora do Terroir da Carne, experiência gastronômica exclusiva que conecta cultura, sabor e análise técnica de cortes nobres, para que o comensal brinque de sommelier de carnes.