A Mitsubishi Motors apresentou na última sexta-feira (29), a série especial Triton Tarmac, primeira da já consagrada picape da marca dos três diamantes. Limitada a apenas 140 unidades, o modelo chega para conquistar clientes que buscam segurança, versatilidade e robustez, sem a necessidade do uso da tração 4×4. A série especial já está disponível para pré-venda em todas as 132 concessionárias Mitsubishi Motors espalhadas pelo Brasil com preço de R$ 254.990.
O nome “Tarmac” remete ao uso no asfalto das cidades ou das estradas e traduz exatamente a proposta desta série especial: a de oferecer muito conforto e aptidão para rodar longas distâncias em rodovias e, ao mesmo tempo, encarar as imperfeições de asfalto das áreas urbanas e estradas não pavimentadas com bastante desenvoltura.

Produzida na fábrica da HPE Automotores em Catalão (GO), a edição limitada Triton Tarmac traz detalhes únicos tanto no design interno quanto externo, ao mesmo tempo em que mantém alguns elementos da versão topo de linha, a Katana. Todas as 140 unidades da edição especial serão oferecidas em uma única e exclusiva cor: Azul Tarmac, com detalhes em preto brilhante que criam um contraste marcante.
Com cinco anos de garantia ou 100 mil quilômetros – o que ocorrer primeiro – a edição reforça o forte posicionamento da linha de picapes Mitsubishi Triton no mercado brasileiro. Atualmente, ela representa nada menos do que 59% das vendas da marca no país.
Em pouco mais de seis meses de mercado, a Mitsubishi Triton foi a primeira a obter nota máxima nos testes de segurança Latin NCAP – um dos mais rigorosos do mundo –, foi considerada a mais econômica de sua categoria e a melhor opção de compra por renomados formadores de opinião dentro do segmento automotivo.
Estrutura
Baseada no conceito Mega Chassis, a nova Triton Tarmac traz o chassi mais robusto já desenvolvido na história da Mitsubishi Motors, o mesmo utilizado em toda a linha Triton.
Um dos destaques da linha, que se mantém na série especial, é a ampla distância entre eixos, além do comprimento e da largura generosos, que garantem conforto tanto para o motorista quanto para os passageiros.
Apesar das grandes dimensões, a picape garante um tamanho equilibrado, ideal para proporcionar maior estabilidade e boa dirigibilidade em ruas estreitas das cidades ou em rodovias com múltiplas faixas, graças a sua excelente capacidade de manobra e ampla visibilidade.
Design externo
A aparência da Triton Tarmac, que apresenta alguns atributos da versão topo de linha, chama a atenção. Na parte dianteira, a grade frontal é dividida em três partes e incorpora o já renomado conceito Dynamic Shield, com acabamento em preto brilhante que está presente na versão Katana.
O conjunto óptico traz DRLs e faróis em LED, também presentes na versão topo de linha Katana, bem afilados e com assinatura em ‘L’. Logo abaixo, encontram-se as luzes de seta, o farol alto e os faróis de neblina. Tal disposição garante um visual bastante moderno e arrojado ao modelo.
Assim como Dynamic Shield, a Tarmac também contém o skidplate, faróis de neblina, para-choque traseiro e o rack de teto com pintura em preto metálico que fazem menção a versão mais avançada da linha Mitsubishi Triton.
Entre os destaques e características exclusivas da Tarmac estão as rodas diamantadas de 20 polegadas — maiores que as de 18” das demais versões — que conferem mais imponência e esportividade à picape, e o projetor de luz com o logotipo ‘Tarmac’, que se acende no solo ao abrir as portas e acrescenta um toque de sofisticação ao veículo.
Maior praticidade e segurança ao transporte de cargas

Para facilitar o transporte de cargas, o modelo vem equipado com rack de teto, capota retrátil ajustável em três posições e rede organizadora, que permite acomodar objetos menores com mais segurança e minimiza o risco de danos.
A picape também dispõe de estribo lateral, que auxilia o acesso à cabine, tanto para o motorista quanto para os passageiros.
Interior sofisticado

Assim como toda a linha Mitsubishi Triton, a Tarmac foi projetada sob o conceito de “eixo horizontal”, ou seja, por meio de uma mesma linha que vai do centro do volante até o final do painel central. Todos os comandos estão alinhados, o que torna a vida a bordo totalmente intuitiva, fácil de usar, além de proporcionar uma sensação de maior amplitude para os ocupantes.
Os botões físicos, que são facilmente acionados, são ideais para o uso do motorista que pode acioná-los sem deixar de prestar atenção no trânsito.
Na série especial, o volante multifuncional de três raios passa a contar com revestimento em couro, agregando mais sofisticação ao interior do veículo. O componente mantém sua excelente ergonomia, com ajustes de altura e profundidade, além de permitir o acionamento dos comandos de forma simples e rápida pelo motorista.
O condutor, assim como em toda linha da picape, também tem acesso a um painel de instrumentos intuitivo, capaz de atender a todos os perfis de clientes. Os mostradores de velocidade, temperatura, nível de combustível e tacômetro são físicos enquanto todas as demais informações são mostradas em um painel de 7 polegadas e de alta definição.
Nele, são mostradas as mais diversas informações sobre o funcionamento da picape como números de consumo, informações de dirigibilidade e segurança, entre outros.
Alinhado ao painel de instrumentos está o sistema de entretenimento, com tela sensível ao toque de oito polegadas e de alta resolução. Compatível com os sistemas Android Auto e Apple Carplay, o sistema oferece diversas funções totalmente integradas, permitindo até dois celulares conectados de forma simultânea, ou seja, enquanto o passageiro comanda de seu próprio celular a escolha de uma playlist, o celular do motorista pode projetar o Waze ou Google Maps na tela.
O sistema de som é de alta qualidade. Equipada com um amplificador para realçar os graves, dois tweeters, quatro alto falantes e um subwoofer da renomada marca JBL, a Mitsubishi Triton Tarmac oferece uma experiência sonora de luxo para quem está a bordo.
Além dos comandos na própria tela, os ocupantes também têm à sua disposição botões físicos que controlam inúmeras funções que vão desde os comandos de intensidade e temperatura do ar-condicionado dual-zone, com suas saídas de ar pintadas de preto.
O painel também traz dois porta-luvas, um tradicional, que é mais amplo e iluminado; e outro na parte superior, com tampa, ideal para guardar documentos e itens de fácil acesso, um exemplo de como o design deve oferecer elegância e funcionalidade.
O uso do couro, combinado ao tecido com textura de Alcantara, exclusivo na versão limitada, reforça a proposta de sofisticação que a picape oferece a seus ocupantes.
Os bancos com capa mista são sem dúvida os mais confortáveis e ergonômicos da categoria, ideais para viagens longas. A edição especial também inclui sobretapetes personalizados com o emblema “Tarmac”.
O interior conta com o mesmo apelo esportivo da Mitsubishi Triton Katana. Assim como o teto, a alça de apoio, as colunas e o quebra-sol, ele é preto, o que traz mais sofisticação ao veículo.
Além disso, a picape conta com um sistema de recirculação de ar exclusivo da versão topo de linha, a Katana. Com saídas de ar posicionadas no teto, o sistema permite uma refrigeração mais rápida e eficiente de toda a cabine, ao captar o ar refrigerado da primeira fileira e direcioná-lo para a segunda. Os passageiros do banco traseiro podem ainda ajustar a intensidade da ventilação em até quatro níveis, por meio de um comando instalado no teto.
Motor e câmbio
A série especial Tarmac mantém o conjunto mecânico da linha Triton: motor 4N16 Super High Power, diesel, de 2.4 litros com dupla turbina, que entrega 205 cv de potência e 47,9 kgfm de torque.
O propulsor conta com duplo comando de válvulas no cabeçote (DOHC), corrente de comando QPM, sistema de alimentação de alta pressão e injeção direta. Esses recursos proporcionam melhor linearidade na entrega de torque e respostas rápidas aos comandos do acelerador.
Associado ao câmbio automático de seis marchas com calibração adaptativa INVECS-II, o conjunto oferece bom desempenho e nível de consumo.
O sistema de SCR (ureia), integrado ao sistema de pós-tratamento com tanque de 17 litros, garante mais de 10 mil quilômetros de autonomia ao veículo sem que seja necessário reabastecer o reservatório de ureia, resultando em baixíssimos níveis de emissões, sem comprometer a linearidade de entrega de torque, respostas intuitivas aos comandos de pedal do acelerador e transmissão rápida e com calibração adaptativa INVECS-II.
Sistema de suspensão
O sistema de suspensão também é o mesmo utilizado nas outras versões da Mitsubishi Triton e foi projetado para oferecer o máximo em conforto, segurança e estabilidade em qualquer tipo de terreno, independentemente do peso da carga que a picape pode carregar.
Na dianteira, a picape utiliza suspensão independente com duplos braços sobrepostos (Double Wishbone). Na traseira, o sistema é de eixo rígido com feixe de molas, ajustado para uso tanto urbano quanto em estradas de terra.
