Três regiões brasileiras se encontram na cozinha do restaurante Origem, em Salvador, na noite de 25 de setembro. Fabrício Lemos e Lisiane Arouca recebem os chefs Jefferson Rueda, de São Paulo, Ian Baiocchi, de Goiânia, e o conterrâneo Kaywa Hilton para uma festa de sabores brasileiros. Em mais uma edição que celebra a cultura popular, o Origem Convida apresenta um menu exclusivo de oito etapas inspirado nos festejos de Cosme e Damião. O valor do menu degustação é R$ 420 (R$ 800 se harmonizado com vinhos).
Jefferson Rueda é o chef criador do restaurante A Casa do Porco, inaugurado em 2015 no Centro de São Paulo e reconhecido por sua alta gastronomia caipira que tem o porco como protagonista. O restaurante está entre os melhores do mundo nas listas The World’s 50 Best Restaurants e Latin America’s 50 Best Restaurants, além de ser o brasileiro mais bem colocado no ranking francês La Liste. Também mantém há dois anos uma Estrela Verde no Guia Michelin, oferecida a casas comprometidas com ações de sustentabilidade.
Ian Baiocchi é chef-proprietário do Grupo Íz e um dos principais nomes da gastronomia brasileira contemporânea. Em dez anos à frente de seus próprios restaurantes em Goiânia, construiu um ecossistema que reúne diferentes cozinhas do mundo: o Íz Restaurante, o 1929 Trattoria Moderna, o Grá Bistrô, o Enttres Cocina de Mezcla, o Famu e o Fulles Kitchen, além da sorveteria Alata. Seu trabalho combina raízes goianas com técnicas internacionais, mas investe, sobretudo, na construção de uma cultura de hospitalidade que conecta produtores locais, equipe e comunidade.
À frente do Boia Restaurante, em Salvador, e do Maré, na Praia do Forte, o chef franco-brasileiro Kaywa Hilton encontra em terras baianas terreno fértil para desenvolver a sua criatividade, sempre aliada às mais elevadas técnicas da gastronomia francesa, na qual fez escola. Com 17 anos de experiência em restaurantes estrelados, ele afirma que sua missão é apresentar ingredientes baianos aos próprios baianos – em especial os pescados.
