Luciano Lopes, diretor-executivo do Grupo Prima, será um palestrante de destaque no 3º Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade, nesta sexta-feira, 12 de setembro, em Salvador. No evento, o executivo apresentará o case de Baixio como um modelo de desenvolvimento turístico sustentável, além da política de investimento da empresa em itens de sustentabilidade, tornando seus empreendimentos na capital baiana uma referência no setor imobiliário.
A participação de Luciano Lopes no congresso, que tem como tema “A Bahia e o Brasil na COP 30: Desafios e Oportunidades”, reforçará a visão estratégica do Grupo Prima ao demonstrar como o masterplan de Baixio foi concebido para integrar o turismo à preservação ambiental e ao fomento da comunidade. Essa filosofia se estende a todos os setores de atuação da empresa, sendo atestada pelas importantes certificações de sustentabilidade de seus empreendimentos, da escolha de materiais à gestão de resíduos. Um exemplo é a conquista do selo GBC Platinum — certificação de alto nível para projetos com rigorosos critérios de sustentabilidade — pelo empreendimento Sublime Horto House, em Salvador.
Em sua apresentação, Luciano Lopes detalhará o planejamento para o desenvolvimento de Baixio, que, no coração da Costa dos Coqueiros, vai além de ser apenas um cenário perfeito para quem busca autenticidade, paz e natureza preservada. Composto por três biomas (Mata Atlântica, Restinga e Manguezal), mar de águas mornas e lagoas cristalinas, o destino oferece tanto uma experiência de turismo consciente quanto um polo de oportunidades para a comunidade.
Quando o Grupo Prima adquiriu a propriedade na Costa dos Coqueiros, a primeira ação realizada foi um censo para identificar o perfil socioeconômico da comunidade, suas fortalezas e carências. “A partir desses dados, a empresa conversou com a comunidade para entender seus desejos e necessidades. Constatamos que as pessoas precisavam deixar a região para buscar trabalho”, afirmou Luciano Lopes.
Instituto Voar
Diante disso, o Grupo Prima criou em 2008 o Instituto VOAR, uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos com o propósito de promover o desenvolvimento sustentável e inclusivo da comunidade de Baixio e região. A organização desempenha um papel crucial na transformação local e, desde o início de suas atividades, já beneficiou diretamente mais de seis mil pessoas.
VOAR é uma abreviação dos quatro pilares que sustentam o plano de sustentabilidade do Grupo Prima para Baixio: Valor, Oportunidade, Aprendizado e Responsabilidade. A missão do instituto é apoiar ações que impulsionem Baixio como um destino turístico imobiliário sustentável, por meio do incentivo à capacitação profissional, do fomento ao desenvolvimento socioeconômico, do apoio ao comércio local e da valorização da arte, cultura e tradições regionais. “Atualmente, a maioria de nossos colaboradores foi capacitada pelo instituto, o que nos mostra que estamos no caminho certo para contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da região”, afirma Lopes.
Para consolidar essa proposta, o Grupo Prima dispõe de duas opções de hospedagem na vila: o Hotel Boutique SPA Ponta de Inhambupe e a Pousada Aldeola, com hospitalidade sob gestão da Slaviero Hotéis. As experiências de imersão na natureza são coordenadas pela Baixio Turismo, que oferece pacotes para explorar locais de contemplação, como o Morro da Vista e a Lagoa Azul.
Oportunidade para apresentar a seriedade do Grupo Prima a um público seleto
O Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade, que chega à sua 3ª edição, já reuniu mais de 1.500 participantes em seus encontros anteriores, promovendo debates de alto nível sobre temas essenciais e contemporâneos. Organizado pela Associação Comercial da Bahia (ACB), pelo Instituto Brasileiro de Direito e Sustentabilidade (Ibrades) e pelo LIDE Bahia, o evento de 2025 será realizado no histórico Palacete Tira-Chapéu, no Centro Histórico de Salvador, tendo o Grupo Prima como um de seus patrocinadores.
O objetivo do evento é promover a discussão de temas de grande interesse para profissionais da área, contribuindo para a formação de profissionais de recursos humanos, do Direito e gestores, além de promover o intercâmbio de informações e experiências entre os setores público e privado.
“Estar presente em um fórum tão qualificado, que discute o futuro da sustentabilidade no Brasil, é uma oportunidade ímpar para o Grupo Prima. Nosso objetivo é não apenas apresentar o case Baixio, mas também aprender e trocar experiências, reforçando nosso compromisso de que é possível aliar desenvolvimento econômico e respeito ao meio ambiente. A Bahia tem protagonismo nessa agenda, e queremos ser parte ativa dessa transformação”, declara Luciano Lopes.
Quer ficar por dentro dos eventos mais badalados, das novidades culturais, tendências de moda, beleza, viagens, gastronomia e tudo o que acontece na Bahia? Então siga o @BahiaSocialVip no Instagram e não perca nenhum detalhe!