“Resistir com Alegria e Arte” é com este chamado que em 2025, na sua 12ª edição, o Festival de Jazz do Capão (FJC) celebra 15 anos de existência, com programação gratuita, nos dias 19 e 20 de setembro, 19h, no Circo do Capão, em Palmeiras, a 440 km de Salvador.
Serão seis shows com artistas regionais, nacionais e um internacional, a Mostra Capão com artistas locais e a Mostra UFBA, formada por projeto selecionado na Escola de Música da UFBA (EMUS). Além de dois workshops, o primeiro no dia 19 de setembro (sexta-feira), no Coreto da Vila, às 14h que será de “Dança Flamenca com El Mawi de Cádiz”, o segundo às 15h30, será de “Canto Flamenco com Antonio Lizana”. O terceiro workshop será o “Tambor vai chegar”, com Tedy Santana no dia 20 de setembro (sábado), às 14h.
Seguindo sua essência de fazer reverberar expressões artísticas que toquem as pessoas de maneira inspiradora, reflexiva, sensível e cativante. O evento está atento, consciente e crítico ao panorama sociocultural, ambiental e geopolítico do planeta.
Para o idealizador e curador artístico, Rowney Scott, o FJC tem em sua essência, a música e também um caráter de transformação social e consciência ambiental. “Temos como premissa a defesa da inclusão social, a diminuição das desigualdades e o desenvolvimento sustentável. Vivemos tempos difíceis, onde uma parte considerável da humanidade tende para movimentos de isolamento, de exclusão e de violência ideológica. É importante estarmos conectados para não permitir que esse retrocesso civilizatório se torne irreversível. Sim, somos apenas um grão de areia, mas acreditamos nas micro revoluções e na construção de uma rede, forte como uma teia sob o temporal. Por isso, para 2025 temos o mote `Resistir, com Alegria e Arte`”, ressalta.
Natureza e música
O Festival, desde as suas primeiras edições, busca sintonizar com a natureza do Vale do Capão que, com a força e encantamento da sua natureza, atrai pessoas das mais diversas partes do mundo e as convida a ouvir e contemplar. O Jazz com suas melodias, também nos convida a ouvir e contemplar, e assim tudo se move e se une para acontecer de forma a preservar essa casa que nos abriga e a respeitar e valorizar essa comunidade que nos apoia e acolhe.
“A cada edição mobilizamos uma Campanha Ambiental que abrange temas preservacionistas mais amplos e atemporais, como dicas e informações sobre condutas corretas nas trilhas, bom convívio com a comunidade, evitar o uso de carro dentro do Vale, e também temas mais temporalizados com cada edição, como o caso da especulação imobiliária irresponsável que ameaça o meio ambiente e a comunidade e tem sido pauta de muitas reuniões e mobilizações comunitárias. Além disso, durante o Festival realizamos ações como coleta seletiva do lixo produzido durante o evento, em parceria com o Recicla Capão e solicitamos aos fornecedores de alimentação e bebidas que compõem a nossa Praça de Alimentação a usarem apenas utensílios biodegradáveis e/ou retornáveis”, destaca a coordenadora de produção e moradora do Vale do Capão, Fabiana Carvalho.
Nessa edição de 2025, seguimos com a Coleta Seletiva dos resíduos, o ordenamento do trânsito, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura de Palmeiras e enfatizando a Campanha Ambiental nas redes sociais. Como forma de colaborar e fortalecer organizações do Vale do Capão, disponibilizamos alguns “produtos” do Festival, como camisas, canecas, entre outros, para serem comercializados, com reversão de 100% do lucro para essas instituições, sendo nossas parceiras nessa ação a Comissão de Festeiros de São Sebastião e a Escola Comunitária Brilho do Cristal.
PROGRAMAÇÃO FESTIVAL DE JAZZ DO CAPÃO 2025
19/09/2025 (sexta-feira)
Workshops – Coreto da Vila
14h Dança Flamenca com EL Mawi de Cádiz
15h30 Canto Flamenco com Antonio Lizana
Shows – Circo do Capão – às 19h
Mostra UFBA – Tito Pereira
Joana Queiroz (RJ) convida Antonio Fischer-Band, Bruno Aguilar, Marcos Santos e Sergio Krakowski
Tedy Santana (BA)
20/09/2025 (sábado) – às 19h
Wokshop – Coreto da Vila
14h – Tambor vai chegar com Tedy Santana
Shows – Circo do Capão – às 19h
Mostra Capão – Evapora & Vozes de Raiz
Luiza Britto & Trio Cravo e Canela (BA) com participação especial de Tarcísio Santos
Antonio Lizana Quinteto (Espanha)
Local: Circo do Capão, Rua do Juca, s/n – Vale do Capão – Palmeiras, Chapada Diamantina – BA
Quer ficar por dentro dos eventos mais badalados, das novidades culturais, tendências de moda, viagens, gastronomia e tudo o que acontece na Bahia? Então siga o @BahiaSocialVip no Instagram e não perca nenhum detalhe!
