O território amazônico pulsa em som, forma e movimento. É do encontro entre a criatividade da FARM Rio e a força artística do Norte do Brasil que nasce Amazonikas, uma coleção-cápsula que traduz em estampas as múltiplas Amazônias que coexistem – da floresta ao urbano, da encantaria à musicalidade. Com lançamento em um momento em que os olhares do mundo se voltam para a Amazônia, a coleção reafirma a importância de dar visibilidade às vozes, culturas e narrativas da região.
Quatro artistas visuais amazônidas foram convidados a co-criar: Bonikta, P.V. Dias, Wira Tini e Astro Amazônico e cada estampa nasce da vivência e do olhar de seus criadores. As obras atravessam linguagens e universos distintos, e agora se encontram no tecido como expressão de identidades, histórias e manifestações culturais que ecoam do Norte para o mundo.
O lançamento da coleção será no dia 23 de setembro e ao longo da semana a FARM realizará ativações nas lojas de Belém e Manaus. As peças estarão disponíveis em todas as lojas da região Norte, nas lojas conceito da marca e no e-commerce, com entrega para todo o Brasil.
SOBRE OS ARTISTAS
Wira Tini
A artista visual amazônida mergulha em referências indígenas e elementos da floresta para construir narrativas visuais que unem memória, espiritualidade e contemporaneidade. Suas obras exploram cores vibrantes e símbolos ancestrais, criando pontes entre tradição e futuro. Em traços que evocam tanto delicadeza quanto força, Tini transforma cada tela em um território de resistência e celebração da cultura amazônica.
EME Astroamazônico
O universo de EME Astroamazônico combina ciência, cosmologia e a riqueza cultural da Amazônia em composições que transitam entre arte digital e linguagens experimentais. Suas criações evocam o encontro entre tecnologia e ancestralidade, traduzindo o céu amazônico em imagens que expandem os sentidos. A pesquisa sobre espiritualidade, corpo e espaço cósmico dá à sua obra uma dimensão visionária, que conecta a floresta ao infinito.
Bonikta
É artista multidisciplinar, pesquisador e produtor, natural de Ourém, interior da Amazônia Paraense. Inspirado pela vida cotidiana, pela fauna e pelas narrativas populares da Amazônia, ele cria personagens e cenas que equilibram humor, crítica social e poesia. As Boniktas, são reflexos de suas vivências e sonhos, traçando travessias entre o interior e a cidade, a rua e a floresta, na subida e na descida do rio.
PV Dias
Expressa a Amazônia em camadas de cor, textura e emoção. Sua obra percorre o diálogo entre natureza e urbanidade, explorando contrastes que revelam a pluralidade do território amazônico. Entre abstração e figurativo, as pinturas e ilustrações do artista resgatam memórias afetivas e coletivas, criando atmosferas visuais que aproximam tradição e modernidade. Cada criação é uma homenagem à força viva da região.
Quer ficar por dentro dos eventos mais badalados, das novidades culturais, tendências de moda, viagens, gastronomia e tudo o que acontece na Bahia? Então siga o @BahiaSocialVip no Instagram e não perca nenhum detalhe!