<

&sol;amp-auto-ads>&NewLine;<&excl;-- Fim do código para AMP do Google Adsense adicionado pelo Site Kit -->&NewLine;

O Santander lançou dois guias práticos para orientar os Conselhos Municipais na captação e aplicação de recursos incentivados&period; Elaborados por especialistas e com base em mais de 20 anos […]">

Santander lança guia para apoiar municípios na Bahia na captação e aplicação de recursos incentivados

Bahia

Santander lança guia para apoiar municípios na Bahia na captação e aplicação de recursos incentivados

Foto | Divulgação

O Santander lançou dois guias práticos para orientar os Conselhos Municipais na captação e aplicação de recursos incentivados. Elaborados por especialistas e com base em mais de 20 anos de experiência da equipe de Investimento Social do Banco, os materiais reúnem orientações, respostas para dúvidas frequentes e modelos de documentos.

As publicações respondem a perguntas essenciais como: como criar e estruturar um Conselho Municipal de Direitos; quais caminhos para captar recursos incentivados e aplicá-los de forma eficiente e transparente; e como firmar parcerias com o poder público dentro das exigências legais. O conteúdo foi desenvolvido para apoiar conselheiros, gestores públicos e organizações sociais que atuam na garantia de direitos, e está disponível gratuitamente para download no site do programa Amigo de Valor.

Modelos práticos

Os guias, produzidos com a contribuição da Consultoria Transformação Social, trazem informações práticas acumuladas pelo Santander ao longo de duas décadas de atuação com incentivos voltados à infância, adolescência e terceira idade, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no Estatuto do Idoso. Além disso, disponibilizam modelos de documentos úteis para o dia a dia dos Conselhos de Direitos e para quem atua na execução dessas iniciativas.

Bibiana Berg, superintendente executiva de Experiências, Cultura e Impacto Social do Santander, entende que era necessário sistematizar todo o conhecimento acumulado pelos especialistas do Banco e compartilhar com os profissionais que estão na linha de frente da transformação social no Brasil. “Os materiais vão além da informação, oferecendo subsídios concretos para fortalecer o trabalho cotidiano na construção de políticas públicas mais eficientes nos territórios”, destaca.

Grupos mais vulneráveis

Dados da Receita Federal mostram que, em 2024, R$ 14,6 bilhões deixaram de ser investidos em iniciativas fundamentais para a proteção da população mais vulnerável do país. Crianças, adolescentes e idosos foram os grupos que mais sofreram violações no período, com 37,8% e 23,4% dos registros, respectivamente, consolidados pelo Disque 100.

Com uma abordagem prática, os guias percorrem todas as etapas essenciais para a atuação qualificada dos Conselhos de Direitos, desde sua estruturação, passando pela elaboração de diagnósticos locais, até a formulação de orçamentos públicos adaptados às especificidades de cada município. A proposta é contribuir para que a convivência familiar e comunitária de crianças, adolescentes e pessoas idosas se torne uma realidade possível, planejada e sustentável.

Primeiro volume: criação e gestão

O primeiro volume, “Guia para Criação e Gestão de Conselhos”, apresenta orientações detalhadas sobre a criação e o funcionamento dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Pessoa Idosa, com foco na captação de recursos, aplicação dos incentivos fiscais previstos nos respectivos estatutos e prestação de contas.

Já o segundo volume, “Guia do Marco Regulatório das OSCs (MROSC)”, esclarece as principais dúvidas sobre a Lei nº 13.019/2014, que rege as parcerias entre organizações da sociedade civil e o poder público. Com linguagem acessível, o material explica como cumprir as exigências legais e oferece um link para modelos editáveis de documentos como regimentos internos, planos de ação e minutas de lei.

As publicações são direcionadas a profissionais que atuam na gestão de iniciativas sociais financiadas por Fundos Especiais dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Pessoa Idosa, incluindo conselheiros municipais, gestores públicos, técnicos de organizações sociais, representantes de instituições que utilizam recursos incentivados e empresas interessadas em direcionar recursos de forma sistemática e estratégica.

Leia mais

Moda

Com a Amazônia no centro das discussões globais, o lançamento destaca a potência criativa e cultural da região

Moda

A adidas retoma uma das silhuetas mais icônicas da família Adizero com a volta do Adizero EVO SL<&sol;strong>&comma; um tênis que traduz a corrida...

Música

Show vai passar pela carreira do artista

Música

Após esgotar todos os ingressos para a homenagem aos 80 anos de nascimento de Gal Costa&comma; a Orquestra Sinfônica da Bahia &lpar;OSBA&rpar; anuncia a...

Música

Em homenagem aos 80 anos de Gal Costa&comma; que seriam comemorados nesta sexta-feira &lpar;26&rpar;&comma; a cantora Andrezza realiza duas apresentações do espetáculo &OpenCurlyDoubleQuote;Gal pra...

Gastronomia

Café da manhã é servido às sextas, sábados e domingos, das 8h às 11h

Música

Neste último fim de semana do mês de Setembro&comma; o Solar Gastronomia&comma; da chef Andrea Nascimento&comma; vai oferecer ao público um cardápio musical e...

Gastronomia

Para celebrar a tradição do mês de setembro&comma; o restaurante&nbsp&semi;Bão da Pituba<&sol;strong>&nbsp&semi;vai oferecer&comma; na&nbsp&semi;última sexta-feira de setembro &lpar;26&rpar;<&sol;strong>&comma; um&nbsp&semi;buffet especial de comida baiana<&sol;strong>&period; A...

Copyright © 2024 Bahia Social Vip por Bruno Porciuncula

Sair da versão mobile