Na correria do dia a dia, encontrar tempo de qualidade com os filhos pode parecer um desafio. Mas e se bastasse escolher um bom filme, preparar a pipoca e se deixar levar pela história para construir memórias, ensinar valores e estreitar laços? É essa a proposta do livro “201 filmes para assistir com seus filhos de 9 a 18 anos”, de Maurício Passaia, lançado pela Literare Books International.
A obra é um verdadeiro guia afetivo pensado por um pai, e para pais, que desejam transformar o cinema em ferramenta de diálogo, aprendizado e conexão com os filhos. Em cada uma das 464 páginas, Passaia apresenta um filme cuidadosamente selecionado, explicando por que ele é especial, quais valores ele transmite e sugerindo perguntas que incentivam conversas significativas após a sessão.
Divisão por idade
O livro é dividido por faixas etárias e conta com títulos clássicos e contemporâneos que tratam de temas como empatia, coragem, amizade, superação, respeito às diferenças, entre outros. Mais do que uma lista, o autor propõe uma experiência familiar contínua, com espaço para anotações e impressões, uma espécie de diário cinematográfico intergeracional.
Natural de Bento Gonçalves (RS) e pai de dois filhos, Maurício Passaia é oficial do Registro de Imóveis em Santa Catarina e apaixonado por cinema desde jovem. A ideia do livro surgiu a partir de suas próprias vivências familiares. “Além de entreter, os filmes nos ajudam a conversar sobre a vida com os filhos. E isso é essencial para a formação deles, e nossa também, como pais”, destaca o autor.
Quer ficar por dentro dos eventos mais badalados, das novidades culturais, tendências de moda, viagens, gastronomia e tudo o que acontece na Bahia? Então siga o @BahiaSocialVip no Instagram e não perca nenhum detalhe!