Na manhã desta segunda, 18, a sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) recebeu a imprensa local para o lançamento oficial da programação da INDEX 2025. O café da manhã, conduzido por Manuela Martinez e Tércio Calmon, organizadores do evento, contou com a presença de Carlos Henrique Passos, presidente da FIEB, e Jorge Khoury, diretor-superintendente do Sebrae Bahia.
Durante o encontro, foram apresentados os detalhes da extensa programação que promete movimentar o setor produtivo baiano entre os dias 27 e 29 de agosto. Posicionado como o maior evento da indústria estadual, a INDEX se consolida como um ecossistema de experiências voltado ao fortalecimento do setor produtivo. Segundo Manuela, um dos grandes desafios é falar sobre tudo que vai acontecer dentro da feira. “São várias agendas muito estratégicas e importantes, e a gente tem a intenção de trazer para os três dias todo setor industrial do estado”, afirma.
Indústria relevante
Os números apresentados pelos organizadores demonstram a relevância da indústria para a economia baiana: o setor representa 25% do PIB estadual, conta com mais de 22 mil estabelecimentos industriais, adiciona R$ 76,5 bilhões à economia e gera 463 mil empregos diretos. A programação do evento contempla a participação de grandes autoridades, cerimônias de premiação, apresentação de histórias inspiradoras de empresárias, rodadas de negócios nacionais e internacionais, linhas de crédito, missões empresariais, oficinas especializadas e ações direcionadas ao comércio.
De acordo com o presidente da FIEB, a INDEX representa um marco histórico para a indústria baiana. “Como a primeira feira do setor no estado, enfrentamos naturalmente os desafios inerentes a qualquer evento pioneiro. Congregar múltiplos segmentos industriais em um único espaço demandou planejamento estratégico e superação de obstáculos complexos. Mas superamos todas as dificuldades iniciais e consolidamos um evento de excelência, que conta hoje com um expressivo número de parceiros e patrocinadores, além de ocupação total dos espaços disponíveis”, declara Carlos, reforçando ainda que essa resposta do mercado comprova que a indústria baiana reconhece o valor desta oportunidade e está preparada para se projetar no cenário estadual.
Pequenas empresas
Para Jorge Khoury, a participação na INDEX é fundamental para que as pequenas empresas se tornem mais conhecidas no mercado e tenham acesso a informações estratégicas para melhorar sua produção.
“Com 60% dos expositores representando pequenos negócios, o evento oferece uma oportunidade única de networking, troca de experiências e orientações especializadas. Além das premiações já consolidadas – como o Prêmio Mulher Empreendedora e as categorias voltadas aos municípios participantes -”, explica o diretor-superintendente do Sebrae. A iniciativa se consolida como uma vitrine especial que reúne desde microempresas até grandes indústrias, projetando o potencial produtivo de todo o estado.