Salvador ganhará um importante reforço em qualificação profissional com a realização da Escola de Hospitalidade, projeto de capacitação que acontecerá até 15 de agosto, no Palacete TiraChapéu, no Centro Histórico de Salvador.
A Escola de Hospitalidade é parte do Programa de Responsabilidade Socioambiental e Educação Patrimonial, uma parceria entre a Elysium Sociedade Cultural e o Palacete TiraChapéu, viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). A ação de contrapartida social tem também a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac Bahia) e do Wine Brasil Music – festival de vinhos, gastronomia e cultura que será realizado entre 20 e 24 de agosto no Palacete TiraChapéu.
“Com foco na indústria criativa, hospitalidade e enoturismo, a programação foi estruturada para públicos diversos, como garçons, maitres, sommeliers, brigadas de eventos, gestores e empresários. O propósito é deixar um legado de formação e desenvolvimento para os profissionais da cidade e fortalecer Salvador como um relevante hub enogastronômico no Brasil”, explicou Marcelo Safadi, arquiteto e um dos idealizadores da Escola.
Público-alvo
Os cursos são voltados, prioritariamente, para moradores do Centro Histórico de Salvador, profissionais da gastronomia e pessoas interessadas em atuar no Wine Brasil Music — promovendo qualificação, inclusão e valorização do patrimônio cultural.
Entre os destaques da programação, estão oficinas de atendimento, técnicas de serviço, harmonização de vinhos e encantamento de clientes, além de capacitação para brigadas de grandes eventos e um curso especial voltado para proprietários e investidores que desejam ampliar seus negócios no mercado nacional de vinhos.
O projeto conta com instrutores qualificados, como sommeliers certificados e especialistas em hospitalidade – garantindo uma formação de excelência com entrega de certificado, material didático, kits de degustação e utensílios para as práticas.
SERVIÇO I Escola de Hospitalidade
Local: Palacete TiraChapéu
Programação Resumida:
Dia 12/08 (Terça-feira) – Oficina: Atendimento e Encantamento
9h-11h: Técnicas de atendimento e comunicação não verbal.
11h-13h: Prática de simulação de atendimento em ambientes.
14h-16h: Aula interativa sobre lidar com clientes exigentes e situações críticas.
16h-17h: Avaliação prática com feedback dos instrutores.
Dia 13/08 (Quarta-feira) – Oficina – Harmonização com Vinhos
9h-11h: Fundamentos de harmonização (vinhos nacionais x pratos regionais).
11h-13h: Workshop de degustação guiada (identificação de aromas e sabores).
14h-16h: Elaboração de cardápios harmonizados (atividade em grupo).
16h-17h: Apresentação dos trabalhos e debate.
Dia 14/08 (Quinta-feira) – Oficina – Técnica no Serviço do Vinho
9h-11h: Tipos de taças e utensílios (demonstração prática).
11h-13h: Aula prática: Decantação, serviço de espumantes e rótulos nacionais.
14h-16h: Etiqueta à mesa e sequência de serviço (simulação em duplas).
16h-17h: Competição de habilidade (tempo e precisão no serviço).
Prática de serviço de vinho (2h): Demonstração de abertura de garrafas, servir sem derramar e temperatura ideal.
Dia 15/08 (Sexta-feira) – Curso: Proprietários – Vinho Nacional, Tendências e Mercado
9h-11h: Panorama do mercado de vinhos brasileiros (dados e oportunidades).
11h-13h: Cases de sucesso: como aumentar vendas com enoturismo.
14h-16h: Workshop de precificação e estratégias comerciais.
16h-17h: Networking com produtores locais.
A Escola de Hospitalidade do TiraChapéu é mais uma iniciativa do Programa de Responsabilidade Socioambiental e Educação Patrimonial do Palacete TiraChapéu e da Elysium Sociedade Cultural, uma das contrapartidas sociais do projeto de restauro do prédio histórico.
O Programa também foi responsável, nos últimos meses, por realizações importantes como o Fórum de Sustentabilidade de Salvador e a formação de novos restauradores, analistas em segurança e gestores culturais na área de patrimônio — por meio de cursos de capacitação em Preservação e Restauro de Edifícios Históricos, Análise e Avaliação do Patrimônio Edificado e Gestão do Patrimônio Cultural.
Viabilizado pela Lei Rouanet, o Programa tem o apoio das empresas Elo, Coca-Cola, PicPay, Eletrobrás, BahiaGás, Paper Excellence, Vinícola Uvva e Sost Distribuidora.