A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) realiza, nos dias 24 e 25 de setembro, às 14h, o 1º Fórum OSBA de Orquestras Sinfônicas – ‘Música de Concerto em Movimento’, no Teatro do Goethe-Institut, em Salvador. O encerramento das atividades, que reunirá músicos, gestores, produtores, pesquisadores, estudantes e o público, será marcado por um momento especial: no dia 26 de setembro, às 19h, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, a OSBA apresentará um concerto em homenagem a Gal Costa, justamente na data em que se comemoram os 80 anos de nascimento da artista baiana. A apresentação integra a programação do mês em que a Orquestra completa, no dia 30 de setembro, 43 anos de sua fundação.
A OSBA mantém uma longa relação com Gal Costa, marcada por momentos históricos. Juntas, estiveram na reinauguração do Teatro Castro Alves, em 1993; em 2000, dividiram o palco da Bahia Marina ao lado de Luciano Pavarotti e Maria Bethânia, na celebração dos 500 anos do Descobrimento do Brasil; em 2006, se reencontraram na Concha Acústica do TCA. Mais recentemente, em 2023, a OSBA apresentou o concerto ‘Balancê – O Carnaval de Gal’, revisitando o repertório carnavalesco da cantora no projeto ‘Baile Concerto’.
Diálogo e intercâmbio entre profissionais da música de concerto
O 1º Fórum OSBA de Orquestras Sinfônicas, intitulado ‘Música de Concerto em Movimento’, tem como objetivo propor um espaço de diálogo e intercâmbio entre profissionais e instituições do setor, fortalecendo a música de concerto na Bahia e ampliando o acesso do público a esse universo.
Para o evento, já estão confirmados como palestrantes nomes como Ana Flávia Cabral (Fundação OSB), Bruno Monteiro (Secult/BA), Carlos Prazeres (OSBA), Marcelo Lopes (ABRAOSC/FOSESP), Nathalia Costa (Theatro Municipal de São Paulo), Paulo Costa Lima (ABM/CNPq/UFBA), Raquel Amado (ORSSE/Funcap), Raquel Rosa (FOSESP), entre outros convidados.
A programação contará com quatro mesas temáticas: ‘43 anos da Orquestra Sinfônica da Bahia’, que serão celebrados no dia 30 de setembro; ‘Do palco à praça: produzindo pontes entre orquestra e território’; ‘Desafios na gestão de orquestras profissionais’; e ‘Novos caminhos para a música de concerto’. Mais informações sobre inscrições e acesso ao evento serão divulgadas em breve.
