Teatro

Fause Haten lança livro e reestreia o solo Eu Sou Um Monstro agora em julho

Multiartista, Fause convida para um mergulho no seu universo poético e singular por meio das artes cênicas e literárias

Foto | Rafa Marques

Conhecido por transitar entre moda, teatro e artes visuais, o artista Fause Haten, lança, no dia 18 de julho, às 20h45, no teatro Cambará/Casa Rosa (Rio Vermelho), o livro Eu Sou Um Monstro (n-1 edições), registro contundente e confessional da performance homônima encenada e escrita pelo autor desde o ano passado.

E além do lançamento do livro – que pode ser adquirido no site da n-1 edições e em livrarias especializadas -, Fause também reestreia o monólogo Eu Sou Um Monstro, no próprio dia 18, às 20h, no teatro Cambará, portanto um pouco antes dos autógrafos. O artista fica em cartaz até domingo, 20, em curtíssima temporada.

Livro

A obra, que nasceu no seu estúdio-ateliê, propõe uma reflexão sobre os limites entre ficção e realidade, arte e vida, autor e personagem. Entre memórias inventadas, delírios amorosos e construções performáticas, o livro transita por diferentes linguagens, assim como a trajetória de Haten — marcada por uma permanente investigação das identidades que habitam o corpo e a cena.

Com prefácio do ator e diretor Elias Andreato e um ensaio final do artista e curador Renato de Cara, a obra é dividida em três capítulos: O Pacto, A Transformação do Monstro e O Depoimento. O texto evoca o clima vertiginoso de um thriller poético.

No prólogo, o artista convida o público a participar de um pacto de imaginação compartilhada. A edição, com tiragem limitada, inclui fotos-performances inéditas, ensaios sobre o processo criativo, além do texto original.

 “Ter sido convidado pela n-1 para publicar esse livro foi uma grande felicidade. É um reconhecimento das minhas palavras como autor, para além da minha atuação”, ressalta Haten.

A peça

Para criar a performance, Fause se inspirou em um acontecimento, visto em um documentário, da vida do pintor figurativo anglo-irlandês Francis Bacon (1909-1992). O filme relata que, na véspera da estreia de uma importante exposição, Bacon e sua agente encontram o namorado do pintor morto e decidem ‘não achar’ o corpo para não atrapalhar o grande dia.

Haten ficou impressionado com o relato e decidiu escrever um conto ficcional, transformado depois em narrativa cênica para ser levada aos palcos.

Peça cheia de arte

Na peça, que mescla teatro, performance, vídeo e artes plásticas, o intérprete apresenta esse “artista” que submete o público à experiência de perceber um ser idolatrado se transformar em um monstro. A plateia vai lidar com o sentimento de admiração e aversão colocados em confronto ao mesmo tempo.

Sozinho em cena, Haten é responsável por texto e direção. “A peça fala sobre a capacidade de transitar rapidamente entre sentimentos opostos. Nesse sentido, o monstro sou eu e somos todos nós. Somos monstros quando amamos e odiamos. Acho muito interessante como a monstruosidade é caracterizada pelo excesso, pelo inesperado, pelo inalcançável daquilo que é muito bom ou muito ruim”, pontua o ator.

Também compõem Eu Sou Um Monstro, registros visuais de séries fotográficas derivadas da performance, como a selfiescultura O Namorado, em que o artista encena seu corpo em estado de letargia entre flores e frutas, evocando o erotismo, a melancolia e o grotesco.

O paulistano Fause Haten é um artista reconhecido pela sua trajetória na moda, porém, desde 2006, decidiu apostar também no campo das artes. Estudou artes cênicas e participou de vários trabalhos como ator, entre eles, A Feia Lulu (2014) e Lili Marlene Um Anti Musical (2017), espetáculos em que escreveu, dirigiu e atuou.

Serviço:

O quê: lançamento do livro Eu Sou um Monstro

Quando: 18 de julho

Onde: Teatro Cambará / Casa Rosa

Horário: 20h45

O quê: peça de teatro Eu Sou um Monstro

Quando: 18 a 20 de julho (sexta a domingo)

Onde: Teatro Cambará / Casa Rosa

Horário: 20h

Valor: R$ 100 (inteira) e R$ 50 (meia)

Vendas: Sympla

Quer ficar por dentro dos eventos mais badalados, das novidades culturais, tendências de moda, viagens, gastronomia e tudo o que acontece na Bahia? Então siga o @BahiaSocialVip no Instagram e não perca nenhum detalhe!

Leia mais

Gastronomia

A Barraca da Tetê e a festa Varanda de Yemanjá são os grandes atrativos da chef Tereza Paim no dia 02 de fevereiro, no...

Gastronomia

Operação no bairro se encerra no dia 1º de fevereiro, com tradicional homenagem a Iemanjá

Gastronomia

Evento acontece no último sábado de cada mês, das 12h às 16h, com buffet completo de feijoada, programação musical e opções vegetarianas

Gastronomia

<&excl;-- Código para AMP do Google AdSense adicionado pelo Site Kit -->
&NewLine;<&sol;amp-auto-ads>
&NewLine;<&excl;-- Fim do código para AMP do Google Adsense...

Moda

A Mizuno lança no Brasil a linha de supertênis Hyperwarp<&sol;strong>&comma; desenvolvida para corredores que buscam desempenho em treinos rápidos e provas de alta intensidade&period;...

Moda

A&nbsp&semi;Freedom&nbsp&semi;Collection&comma; novo lançamento da NIINI&comma; marca de Carol Celico&comma; surge do diálogo entre a leveza do verão e a rotina contemporânea&period; A linha traduz...

Gente

Em celebração ao dia de Iemanjá&comma; a Casa Su Misura realiza&comma; entre os dias 30 de janeiro e 01 de fevereiro&comma; uma ação especial...

Copyright © 2024 Bahia Social Vip por Bruno Porciuncula

Sair da versão mobile