Psicóloga com mais de vinte anos de experiência na área de recursos humanos, Mariana Clark se especializou no cuidado com a saúde mental no contexto organizacional. Desde 2020, ela aborda particularmente a gestão do luto no ambiente empresarial e, agora, compartilha sua expertise com o público em Lutos corporativos, seu primeiro livro, publicado pela Intrínseca.
Na obra, Mariana oferece um cuidadoso guia de possibilidades de acolhimento que vão além de rasos discursos motivacionais e indica as melhores formas de lidar com diferentes tipos de luto — sejam eles ocasionados por morte, divórcio, doença ou mudanças drásticas de vida.
Pós-pandemia
Mariana explica que a pandemia de covid-19 foi um divisor de águas na maneira como as empresas percebem e lidam com os sofrimentos dos colaboradores, uma vez que a situação de calamidade universal provocou o rompimento dos limites entre vida pessoal e profissional.
Ainda assim, a psicóloga ressalta que no mundo corporativo, em geral, a performance é valorizada acima de tudo e a política do “engole o choro” continua sendo muito adotada no trato com funcionários enlutados. A autora descreve que uma das razões para isso é que, desde cedo, somos ensinados a não processar as dores, e sim a escondê-las. Mas, em suas palavras, “a dor não desliga das 9h às 18h”.
Casos reais
Apresentando casos reais, experiências pessoais e ferramentas práticas, Mariana defende o acolhimento como a melhor forma de abraçar as necessidades do funcionário sem que o dia a dia da empresa seja comprometido. Ela explica sobre a importância de criar espaços seguros para a expressão de sentimentos e conscientiza o leitor sobre os principais sintomas de adoecimento emocional, a fim de que possam ser tratados precocemente, evitando quadros graves como a depressão e o burnout. Defendendo a adoção de medidas humanizadas, a psicóloga mostra como o cuidado consigo mesmo e com o próximo é a chave para uma boa gestão do luto. Afinal, como ressalta, “dor compartilhada é dor diminuída”.
Em Lutos corporativos, Mariana Clark revoluciona o letramento emocional nas empresas. Com um potente manual destinado tanto aos líderes quanto aos liderados, a autora conduz o leitor por seu processo de cura, ao mesmo tempo em que incentiva as organizações a humanizarem os ambientes de trabalho e colocarem o cuidado no centro das relações em equipe.
Quer ficar por dentro dos eventos mais badalados, das novidades culturais, tendências de moda, viagens, gastronomia e tudo o que acontece na Bahia? Então siga o @BahiaSocialVip no Instagram e não perca nenhum detalhe!