Brasil

Fotógrafo Mário Barila reforça ações de conscientização ambiental com Projeto Brasil Vivo

Aprovada pelo Programa Nacional de Incentivo à Cultura, a iniciativa inclui livro, exposições e palestras sobre a importância da preservação da Amazônia

Sumauma da Amazonia - Crianças indigenas brincam na arvore - Foto Mário Barila

Em 5 de junho, quando é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, os holofotes se voltam para as questões ambientais. Mas para o fotógrafo e ambientalista Mário Barila, colocar em prática iniciativas de conscientização e de preservação da natureza não se limita à data comemorativa.

Nos últimos dez anos, Barila vem se dedicando às causas socioambientais financiadas pela venda de suas fotos, com o Projeto Água Vida. E agora, ele se prepara para lançar o Projeto Brasil Vivo, que consiste em diversas ações culturais e educativas, para chamar a atenção da sociedade sobre a import ância da floresta amazônica para a sobrevivência de diversas comunidades ribeirinhas e das espécies nativas, que garantem a sustentabilidade ao bioma.

Aprovado pelo Programa Nacional de Incentivo à Cultura e em fase de captação de recursos, o Brasil Vivo contará com lançamento de um livro de fotografias, exposições e palestras em São Paulo e nos estados da região da Amazônia. “O objetivo do projeto é semear a consciência ecológica e mostrar que cada cidadão pode fazer diferença, seja abraçando as causas que contribuam para recuperar áreas degradadas, preservando a fauna e a flora nativas, seja arborizando o lugar em que mora, ajudando a integrar a cidade à natureza”, detalha Barila.

Com o Brasil Vivo, Barila pretende mostrar um pouco da vida e dos legados da maior floresta tropical do mundo, constantemente ameaçada pelas queimadas, garimpo ilegal e desmatamento, assim como o contraponto da história, abordando diversos programas sustentáveis na Amazônia e no Pará, dos quais participou em parceria com ONGs, institutos ambientais e população local.  

Entre as causas apoiadas pelo fotógrafo estão as ações do Plano Nacional de Conservação do Sauim-de-coleira, do ICMBio, desenvolvidas pelo biólogo Marcelo Gordo, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), para proteger esta espécie de primata só encontrada na região de Manaus (AM). O fotógrafo quer usar a arte da fotografia também para salvar outra espécie seriamente ameaçada de extinção: a ararajuba, cuja populaç&a tilde;o vem diminuindo ano a ano no Pará, devido ao desmatamento, caça e comércio ilegais.

O Projeto Brasil Vivo, segundo Barila, reforça diversas iniciativas já implementadas na região da Amazônia nos últimos anos. Em janeiro deste ano, o fotógrafo se uniu ao Instituto Amigos da Floresta Amazônica (Asflora), para devolver à natureza novas espécies de sumaúmas, reproduzidas a partir das sementes extraídas da árvore que viveu cerca de dois séculos ao lado da Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém do Pará.

Com os recursos da fotografia, o ambientalista e fotógrafo criou um bosque com cerca de mil árvores amazônicas, todas em risco de extinção na natureza. Financiou ainda a instalação de um viveiro de mudas de árvores e plantas medicinais nativas e um poço artesiano para irrigação, na Ilha de Cotijuba.

Mais de dez anos de luta em prol da ecologia 

A militância ecológica de Barila começou em 2014. Inconformado com a crescente degradação dos biomas, com sérios impactos sociais, verificada em suas viagens pelo Brasil e mundo, criou o Projeto Água Vida, de apoio e desenvolvimento de ações socioambientais.

Para ‘alimentar’ e incentivar ações de sustentabilidade, o ambientalista tem apoiado e participado ativamente de reflorestamento de mangues e áreas desmatadas, além de instalação de viveiros de espécies nativas nos principais santuários ecológicos do país, como Fernando de Noronha, Bonito (MS), Chapada dos Veadeiros (GO) e na região amazônica (PA e AM). Em Curitiba (PR), Barila aderiu à iniciativa para ajudar um dos poucos viveiros do país a cultivar mudas de araucárias, árvores símbolo da região Sul e que se encontra ameaçada de extinção na natureza.

“Espero, com estas iniciativas, inspirar cada vez mais pessoas a se empenharem na luta pela preservação. Acredito que com volume cada vez maior de adesões às causas ambientais podemos fazer grandes ações, que farão toda diferença para a saúde do planeta e a vida das comunidades que tiram sustento da natureza”, conclui Barila. Quem quiser contribuir com as causas de um de seus projetos podem obter mais informações pelo e-mail mariobarila@yahoo.com.br

Leia mais

Cinema

<&excl;-- Código para AMP do Google AdSense adicionado pelo Site Kit -->
&NewLine;<&sol;amp-auto-ads>
&NewLine;<&excl;-- Fim do código para AMP do Google Adsense...

Moda

Mari Gonzalez estreia uma nova faceta de sua trajetória&colon; agora&comma; como co-criadora de moda&period; Ao lado da HOPE Resort<&sol;strong>&comma; marca de fitness e beachwear...

Moda

Cinquenta anos correm rápido&period; Quem já alinhou o cadarço antes de um treino sabe&colon; basta o primeiro passo para que o tempo ganhe outra...

Música

O público de Salvador terá um final de semana de programação gratuita com música&comma; gastronomia e arte&period; O Festival A Feira&comma; que celebra os...

Salvador

Guia apresenta um roteiro imersivo de um dia em Salvador, baseado na música

Gente

Ortopedista referência em tratamentos para dor musculoesquelética participa de cerimônia em Budapeste, Hungria

Gente

A médica Dra&period; Talita Lelis esteve ao lado da mãe&comma; Ednalva Lelis&comma; em um momento de carinho e celebração&comma; marcando o aniversário de 74...

Música

Evento reúne grandes nomes da música infantil brasileira nos dias 6 e 7 de setembro, na Casa Rosa, em Salvador

Copyright © 2024 Bahia Social Vip por Bruno Porciuncula

Sair da versão mobile