O Hot Park Costa do Sauípe, um dos primeiros parques aquáticos de grande porte da Bahia, com inauguração prevista para 2027 e investimento de R$ 350 milhões, acaba de ter uma série de detalhes inéditos revelados ao público. Parada de Carnaval diária, experiências inéditas, paisagismo imersivo, tecnologia embarcada e uma narrativa com forte apelo ambiental são algumas das novidades reveladas pelo parque.
Alguns dos spoilers foram antecipados durante entrevistas com executivos da Aviva, plataforma de viagens e entretenimento responsável pelo Hot Park, no videocast “Bastidores da Diversão”, e trazem uma visão mais aprofundada do projeto que promete revolucionar o turismo de entretenimento na região. A entrevista mais reveladora foi a de Rafael Penna, gerente geral de Entretenimento da Aviva, que foi ao ar no domingo, 20 de abril, após a participação do CEO, Alessandro Cunha e do diretor de Operações, Paulo Schneider. Ambos também contaram um pouco sobre o atual momento da Aviva, se preparando para a inauguração.
O novo parque aquático já nasce tematizado e será conduzido pela narrativa da tartaruga-marinha Marina e da baleia Léia, personagens da Turminha da Zooeira. Inspirado no ciclo de vida das tartarugas-verdes, o enredo “Baía das Tartarugas” parte do nascimento de Marina na praia de Sauípe e acompanha sua jornada pelos oceanos até o retorno à costa durante o Carnaval – exatamente onde o parque se localiza.
Spoilers sobre o Hot Park Costa do Sauípe
Apesar de já serem públicas algumas informações gerais, como as cerca de 20 atrações divididas em cinco lands tematizadas espalhadas em 100 mil m2 e a expectativa de receber cerca de 1,2 milhão de visitantes por ano e gerar cerca de 3.500 empregos diretos e indiretos, a Aviva mantém guardados a sete chaves mais detalhes sobre as atrações e outras novidades, atiçando a curiosidade do público. Faltando menos de dois anos para a inauguração e com as obras em andamento, porém, a empresa divulgou algumas novidades e spoilers:
• Parada de Carnaval diária: ao fim de cada dia, uma parada de personagens da Turminha da Zooeira inspirada no Carnaval baiano encerrará as atividades com música e dança, criando uma experiência recorrente inédita em parques aquáticos no Brasil.
• Conjunto de atrações inovador: uma das áreas centrais do parque contará com conjunto de atrações aquáticas familiares com elementos ainda não instalados em nenhum outro parque brasileiro.
• Paisagismo imersivo: espécies da flora da Restinga baiana foram cuidadosamente selecionadas para lembrar o fundo do mar em determinadas lands, integrando a vegetação nativa ao storytelling do parque.
• Praça de Chegada: ainda sem nome divulgado, é na primeira land que fica a portaria do parque e o estacionamento, antes de “entrar no mar”. A tematização já começa do lado de fora, com a área é ambientada em um cenário praiano, representando a praia da Costa do Sauípe, onde a jornada começa com elementos cenográficos que simulam o nascimento da tartaruga, como ovos gigantes e pegadas na areia.
• Praça Central: ainda sem nome confirmado, a segunda land abriga algumas das atrações mais icônicas, conectadas à história da Marina, representando o momento em que ela conhece a baleia Léia e seus desafios pelos oceanos.
• Cenografia marinha: respeitando a vegetação local e as restrições ambientais, a área do parque é estreita e isso foi aproveitado no projeto para ampliar o Storytelling, como no caminho estreito que conecta as duas primeiras lands em que a cenografia tem elementos que projetam sombra no chão e passam a sensação de entrar e ir mais para o fundo do mar, seguindo a narrativa da tartaruga-marinha no começo de sua vida.
• Armários inteligentes com portabilidade: já em funcionamento no Hot Park Rio Quente, também estarão disponíveis no Hot Park Costa do Sauípe, permitindo que visitantes movam seus pertences entre diferentes áreas do parque utilizando a pulseira RFID. Os armários contemplam acessibilidade, com opção de seleção de unidades mais baixas, para pessoas cadeirantes ou nanismo, por exemplo.
• Diversão para todos os perfis: atrações pensadas para diferentes perfis de visitantes – de toboáguas radicais a espaços contemplativos – com foco na jornada de famílias e no conceito de “diversão para todas as pessoas”.
• Conexão ambiental: a narrativa se ancora na vida das tartarugas-marinhas que nascem na Costa do Sauípe, uma das principais áreas de desova do país e foi validada com o Projeto Tamar, que já tem 24 anos de parceria com o destino, onde mais de 500 mil filhotes já foram devolvidos ao mar.
• Parque já nasce tematizado: ao contrário do Hot Park Rio Quente, que foi inaugurado em 1997 e vem sendo tematizado gradualmente, a proposta é que a experiência lúdica do Hot Park Costa do Sauípe seja contínua em todos os espaços desde o primeiro dia.
• Easter eggs: O Hot Park Costa do Sauípe será cheio de surpresas escondidas para quem gosta de storytelling e a comunicação visual apoia a narrativa, aproveitando momentos mais tranquilos para reforçar a história.
• Infraestrutura: Na área do parque, haverá estacionamento para carros e ônibus e uma sala para motoristas.
Mais spoilers devem ser revelados nos próximos episódios do videocast, em entrevistas com porta-vozes da Aviva: Edson Cândido, diretor de Marketing e Vendas, e Larissa Vasconcelos, gerente de Marcas e Comunicação. Os episódios vão ao ar todo domingo, no canal do YouTube da Hapfun.
