O Brasil estará mais uma vez disputando Cannes. O filme O Agente Secreto, dirigido pelo pernambucano Kleber Mendonça Filho, vai disputar a Palma de Ouro no Festival que acontece de 13 a 24 de maio, em Cannes, na França.
O ator baiano Wagner Moura estrela o filme, que fala sobre Marcelo, um professor universitário que, perseguido por agentes governamentais por atividades subversivas, foge de São Paulo para Recife. Chegando à cidade durante a semana do Carnaval, ele logo percebe que está sendo espionado pelos vizinhos.
“‘Trabalhar com Kleber era quase uma obsessão desde que vi ‘O Som ao Redor’. Estar em Recife, 25 anos depois de estrear ali ‘A Máquina’, a peça de João Falcão, e viver essa cidade incrível com Kleber, Emilie e seus amigos, que agora também são meus, sobretudo saber que para além da alegria de estar no Nordeste falando minha língua, eu estava fazendo um filmaço. E Cannes é a minha primeira memória de ter conversado com Kleber, no ano de 2003, quando estive lá com o filme ‘Cidade Baixa’, dirigido por Sergio Machado, e ele estava cobrindo o festival como crítico de cinema. Tudo fazendo um sentido lindo danado”, disse o ator.
O diretor celebrou a participação do filme no tradicional evento francês. “Eu penso logo na equipe extraordinária e nas filmagens inesquecíveis que tivemos ano passado. E no elenco maravilha e em Wagner Moura, grande ator, astro e pessoa”, escreveu o cineasta. “O filme está quase pronto depois de oito meses de montagem. O ‘Agente Secreto‘ chega aos cinemas brasileiros no segundo semestre. Um grande Viva!”, completou.
