Salvador acaba de ganhar um novo destino gastronômico que promete encantar pela simplicidade refinada dos sabores italianos e pela experiência acolhedora e sensorial, com a primeira fonte de Aperol do mundo. A empresária Iryna Podusovska, após um período em soft opening, abriu as portas ao público do Casa Iryna, restaurante de inspiração italiana na Rua Alexandre Herculano, nº 57, na Pituba.
Com curadoria pessoal da própria Iryna, o espaço reúne tradição e toques contemporâneos em um ambiente que celebra a cultura italiana com sotaque cosmopolita. Nascida na Rússia, Iryna viveu na Ucrânia – um dos maiores exportadores de trigo do mundo e fornecedor de parte da farinha usada na produção italiana –, antes de se mudar para a Itália aos nove anos. A mistura de culturas, sabores e vivências pessoais da empresária está presente em cada detalhe do restaurante, que carrega não só seu nome, mas sua história e paixão pela cozinha.

No comando da cozinha está o chef Theo Tapioca, que assina um cardápio focado na valorização de ingredientes autênticos e técnicas clássicas italianas, enquanto a confeiteira Luiza Vilhena é responsável pelas sobremesas. Juntos, eles dão vida a receitas que unem memória afetiva e criatividade.
O menu aposta em pratos como o Gnocchi de batata artesanal com fonduta de Grana Padano e espumante, servido com camarões salteados e finalizado com azeite de trufa. Clássicos como o Cacio e Pepe e o Bucatini alla Carbonara ganham destaque por sua fidelidade aos insumos tradicionais, como o Pecorino Romano e o autêntico guanciale.
Na carta de drinks, a experiência é elevada pela curadoria do premiado bartender Jonatan Albuquerque (Purgatório), que assina a coquetelaria da casa. Um dos grandes atrativos do Casa Iryna, que tem projeto do arquiteto Pedro Chezzi, é a primeira fonte de Aperol do mundo, chancelada pela própria Campari, reforçando o espírito festivo e italiano do local.
Com capacidade para 80 pessoas, o Casa Iryna funciona, inicialmente, para jantar de quarta a sexta (18h às 23h) e sextas e sábados (19h às 23h30), e para almoço aos sábados e domingos, das 12h às 16h
