No ritmo do forró, a Capital do São João, Santo Antônio de Jesus, lançou a maior festa junina do interior da Bahia durante concorrido almoço, nesta quinta-feira (27), na churrascaria Boi Preto, em Salvador.
Com uma infraestrutura de grandes eventos do país, a cidade vai estar preparada para receber artistas locais e nacionais, de 19 a 24 de junho, reunindo em torno 100 mil pessoas por noite, no Espaço do São João. A diversidade de estilos, com predominância do forró, vai estar em mais de 40 horas de shows, alternados em dois palcos principais.
A festa na maior cidade do Recôncavo vai reunir a dupla Jorge e Mateus, Simone Mendes, Daniel, Xand Avião, Henry Freitas, Ana Castella, Thiago Aquino, Solange Almeida, Calcinha Preta, Natanzinho Lima, Netto Brito, Matheus Fernandes e Daniel Vieira, e o forró autêntico de Dorgival Dantas, Flávio José, Alcymar Monteiro, Daniel Sertanejo e Chambinho do Acordeom.
Dois meses de festas
Durante o evento, Genival Deolino, prefeito de SAJ, Cristina Santana, vice-prefeita, e Silvia Brito, secretária de Cultura, Turismo e Juventude, apresentaram o calendário junino, destacando o período do São João, de 19 a 24 de junho, no principal destino turístico junino da Bahia. Serão dois meses de festas, homenageando Santo Antônio, padroeiro da cidade, São João e São Pedro.
O evento reuniu artistas, empresários, políticos, imprensa e convidados em geral. Antes da cerimônia, o clima junino tomou conta do espaço com pocket show da banda Luizinho Vaqueiro, com participações Chambinho do Acordeom, Kart Love, Daniel Vieira e Virgílio. Realizado pela Prefeitura Municipal de SAJ, com o apoio de grandes empresas da iniciativa privada.
“O São João de SAJ é sem dúvidas uma das principais manifestações culturais da nossa cidade e do Recôncavo Baiano. Além disso, é um megaevento que movimenta de uma forma muito positiva a economia, gerando empregos e renda para a população. Nós sempre realizamos este festejo com todo o cuidado que ele merece, unindo as tradições com o incremento de artistas locais, regionais e nacionais, trazendo parcerias para viabilizar o investimento público. Assim, fazemos com que o nosso festejo junino siga se consolidando como o Melhor São João da Bahia”, afirma Genival Deolino, Prefeito de SAJ.
A grade oficial, incluindo as atrações locais e as datas de suas apresentações, será anunciada, dia 09 de maio, durante a finalíssima do Concurso de Música Tema do São João 2025.
Espaço do São João
Uma das principais arenas juninas do Nordeste, o Espaço do São João será montado com uma completa infraestrutura nos seus 30.000m², com conforto e segurança, a área estará preparada para receber mais de 100 mil pessoas por noite. Além de dois grandes palcos, equipados com sistema de luz e som de última geração, o espaço também será ocupado por um camarote privado, com programação de DJs e shows.
“Estamos programando uma edição inesquecível este ano em SAJ, com uma grade de grandes atrações de nível nacional, além de novidades como o circuito Anarriê Elétrico, inserindo programação diurna para todas as idades. Programação e estrutura de ponta, segurança, maior rede de hotelaria e gastronomia da região, comércio forte e muita animação: essa é a mistura que faz de SAJ a Capital do São João. Uma experiência incrível, envolvendo milhares de pessoas num clima festivo e acolhedor”, comenta Silvia Brito, secretária de Cultura, Turismo e Juventude.
Aberto à modernidade, o calendário tem como principal proposta valorizar as tradições juninas de SAJ, reunindo artistas locais, baianos e nacionais em várias manifestações culturais, como música, teatro, dança e culinária. Neste período, dezenas de grupos musicais participam de atividades em várias regiões da cidade.
A programação junina começa com a Caminhada da Paróquia do Padroeiro, dia 04 de maio, seguida da final do Concurso de Música tema do São João, dia 09 de maio, quando a campeã será escolhida entre as 10 canções finalistas. No dia 29 de maio, SAJ comemora 145 anos, com uma festa de aniversário repleta de atrações musicais. Já o Trezenário e a Quermesse do Padroeiro serão realizados, de 31 de maio a 13 de junho, na Praça da Matriz.
Na trilha do São João, o arrasta pé entra no ritmo de mais uma edição da Casa de Antônio, de 05/03 a 22/06, um espaço de muita diversão com extensa programação junina. No dia 15/06, o forró levanta a poeira no Festival Regional de Quadrilhas do Recôncavo, com participação grupos de cidades vizinhas, que apresentam um espetáculo que reúne dança, música e artes cênica.
A grande festa de São João, que será aberta oficialmente com a celebração da Missa Festiva de Santo Antônio, dia 19, seguida da programação de shows com as estrelas da música nacional e local, de 20 a 24/06, a partir das 19h, no Espaço do São João.
O circuito oficial do São João voltará a receber a extensa tenda da Vila da Agricultura (19 a 24/06), que contará com apresentações de quadrilhas e festas animadas por grupos de forrós, entre elas, o Forró dos Idosos (23/06) e o Forró das Crianças (24/06). O evento também ganha mais uma edição da Tenda da Diversidade, dedicada a cultura Lgbtqiapn+. Outras áreas da cidade também serão invadidas pelo arrasta pé, como a Feira Livre Municipal e com o Forró dos Bairros, além do Palco Alternativo, que vai receber artistas do rock, reggae e outros ritmos.
