O Village Itaparica, projeto imobiliário comercializado no regime de multipropriedade, deu início às obras da 1ª fase do complexo. A construtora contratada para a etapa de demolição foi a Cilicon, uma joint venture das construtoras Civil e Consplan, somando mais de 100 anos de atuação no mercado de engenharia, com diversos empreendimentos pelo Brasil, como shoppings, hotéis, museus e hospitais.
O cronograma de obras segue condicionantes rigorosas, essenciais para um projeto alinhado com os princípios de sustentabilidade e responsabilidade social da agenda ASG (Ambiental, Social e Governança). O resgate de espécies da fauna local e a transferência para áreas de mata segura estão sendo acompanhados por engenheiros ambientais e biólogos da ilha.
“O compromisso com a sustentabilidade está presente em todas as etapas do projeto, para que a transformação do espaço aconteça de forma responsável, respeitando o meio ambiente e gerando benefícios sociais para a comunidade local”, destacou Adriana Muniz, gerente de ASG do Village Itaparica. Além disso, está sendo realizada a separação responsável de resíduos sólidos, como telhas, esquadrias, portas, madeiras e vidros. Conhecido como “descomissionamento”, este é um processo essencial na indústria de engenharia, possibilitando a reciclagem de componentes e materiais, reduzindo a demanda por recursos naturais e minimizando o impacto ambiental.
Segundo a Eindom Empreendimentos, responsável pelo Village Itaparica, as obras devem gerar cerca 2 mil empregos diretos e indiretos para a ilha, priorizando a capacitação e a contratação de mão de obra local. Os proprietários devem receber as primeiras unidades entre o final de 2026 e início de 2027.