É para celebrar a cultura brasileira que a artista Margareth Menezes faz um chamado a todas as formas de manifestação e expressão artística no Carnaval de Salvador em 2025. O segundo ano do “Trio da Cultura” levará um grande cordão multicultural diverso, aberto e plural para o circuito Barra-Ondina, no sábado de Carnaval, dia 1º de março, com saída prevista às 21h.
“Minha marca sempre foi propor um Carnaval independente, com diversidade cultural, com forte aderência popular, compartilhando esse palco imenso que é a avenida. Neste segundo ano de Trio da Cultura não será diferente. Estamos em um movimento muito bacana de convidar as pessoas para trazerem a sua arte, seu instrumento, se fantasiarem, se expressarem livremente, para fazermos juntos essa festa”, convida Margareth Menezes, que puxará o Trio durante as suas férias ministeriais.
Além de música, o projeto dá lugar também à celebração de diversas outras expressões culturais baianas e brasileiras, trazendo artistas de múltiplas vertentes ao cordão, como dança, teatro, circo e grupos tradicionais, em uma pulsante corrente festiva.
Fafá de Belém e Pongo
Imprimindo ainda mais diversidade à mistura proposta pelo Trio da Cultura, o desfile trará duas convidadas especialíssimas em 2025: a paraense Fafá de Belém, que celebra seus 50 anos de carreira, e a cantora angolana Pongo, artista da nova geração da World Music, considerada a rainha do Kuduro.
“Fafá de Belém é uma artista incrível, que admiro muito, e que tem uma relação profunda com a Bahia e com o próprio Carnaval de Salvador, e que com certeza vai trazer uma energia muito forte para esse desfile. Já Pongo é uma cantora angolana dessa nova geração da música negra que tem um trabalho belíssimo. Sempre gostei dessa troca com novas gerações, especialmente com artistas de África. Então, tenho certeza que serão momentos muito especiais”, destacou Margareth.
Axé Music
O Trio da Cultura também vai render homenagens aos 40 anos do Axé Music. “A grande mensagem que o Trio da Cultura traz este ano é, sem dúvida, sobre festejar a importância do movimento Axé Music nesses seus 40 anos de existência e de atividade. Um movimento que veio do povo baiano, das ruas, do verão, como uma forma de comportamento e de expressão de linguagem que, na música, traz os cruzamentos das claves trazidas de África, que espontaneamente se misturaram com as células da cultura pop e as levadas de guitarra, do samba e do próprio reggae também. Um movimento potente artisticamente e que precisa ser celebrado”, resumiu.
Durante o lançamento do Trio da Cultura, realizado em um evento para convidados e imprensa no Palacete Tira Chapéu, em Salvador, Margareth Menezes revelou ainda sobre uma homenagem que fará ao mestre Mateus Aleluia durante a apresentação. A artista preparou uma versão em samba-reggae da canção “Fogueira Doce”.
“Geralmente, nos meus desfiles, eu sempre coloco uma música especial. Neste ano, vamos fazer uma homenagem a Mateus Aleluia, com a música ‘Fogueira Doce’. Fizemos uma versão e vamos cantar, fazendo essa homenagem a esse grande mestre da nossa cultura”, afirmou.
O Trio da Cultura conta com patrocínio da Tim, da Elo e do Governo do Estado da Bahia através da SUFOTUR – Superintendência de Fomento ao Turismo da Bahia, além do apoio do Palacete Tira Chapéu.
Serviço:
Trio da Cultura – Margareth Menezes convida Fafá de Belém e Pongo
Data: 1º de março de 2025 (sábado)
Local: Circuito Dodô (Barra – Ondina)
Horário: saída prevista – 21h.
Gratuito
