A CAIXA Cultural Salvador recebe, entre os dias 13 e 16 de fevereiro, uma homenagem à trajetória de um dos maiores artistas da música brasileira, Alceu Valença. O disco Carne de Caju, da banda Mombojó, faz releituras das músicas desse ícone da música e cultura do país. O grupo pernambucano venceu o Prêmio Música Brasileira em 2024 na categoria Melhor Grupo de Pop/Rock e traz pela primeira vez à Bahia este show que já passou por 35 cidades no Brasil.
Formada em 2001, a banda é uma referência do pós-manguebeat, movimento que eclodiu nos anos 1990, em Recife. Carne de Caju é o seu sétimo disco de estúdio e o primeiro não autoral em mais de 20 anos de carreira. A banda ainda lançou em setembro “Extra”, EP com duas faixas-bônus que complementam o repertório do álbum-tributo: “Coração Bobo” e “Solidão” que então se somam a “Amor que vai”, “Como Dois Animais”, “Tomara”, “Estação da Luz” e “Romance da Bela Inês”, entre outras.
Com sua pegada roqueira e novos arranjos repletos de riffs e sintetizadores, a Mombojó reenergiza e reatualiza as músicas de Alceu, influência inescapável para todas as gerações de artistas pernambucanos que surgiram depois dele. “Sentimos que essas composições se adaptaram bem ao nosso jeito de tocar e principalmente porque adoramos esse repertório”, explica o vocalista Felipe S. “Visitar o trabalho de Alceu é mergulhar nas raízes profundas de nossa herança musical. A maior parte das músicas dele que gravamos surgiu nos anos 1980, época em que a maioria de nós nasceu. Eram as canções que nossos pais ouviam quando éramos crianças”, complementa o artista.
No show, a banda também garante os principais sucessos de sua trajetória, como “Deixe-se Acreditar”, “Duas Cores” e “Cabidela” – faixas de seu primeiro álbum, “Nadadenovo” (2004), que está sendo relançado em vinil pelo selo pernambucano Mistura Pop, celebrando os 20 anos deste disco que foi responsável por incluir a banda Mombojó no circuito nacional.
Para todas as sessões da temporada na CAIXA Cultural Salvador haverá estacionamento gratuito oferecido pelo espaço. Exclusivamente no dia 14, o grupo também vai abrir um bate-papo com a plateia, que contará com a tradução de intérpretes de Libras e audiodescrição.
Mombojó é formada por Felipe S. (voz e guitarra), Marcelo Machado (voz e guitarra), Chiquinho Moreira (teclados e sintetizador), Vicente Machado (bateria) e Missionário José (baixo e sintetizador).
SERVIÇO:
[Música] Show do disco Carne de Caju, da banda Mombojó, em homenagem a Alceu Valença
Local: CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, nº 57, Centro
Data: de 13 a 16 de fevereiro de 2025
Horários: de quinta-feira a sábado às 20h e domingo às 19h
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia) disponíveis a partir de terça-feira (11)
Classificação: Livre para todos os públicos
Informações: Site CAIXA Cultural /