Cinema

Crítica – Anora

Filme estreia nesta quinta-feira

Foto | Divulgação

À primeira vista, um jovem casal sorridente no cartaz do filme com a sinopse de que ela é uma prostituta pedida em casamento, mas os pais do jovem não aceitam o casamento, pode levar a impressão errada de que o Anora, que estreia nesta quinta-feira, 23, nos cinemas, é uma dessas comédias românticas estilo Uma Linda Mulher.

Ledo engano. Com suas quase 2h30 de projeção, vamos conhecendo o inferno por qual Anora (a excelente Mikei Madison) passa ao aceitar se casar com o mimado Ivan (Mark Eyedeshteyn) em Las Vegas, transformando o conto de fadas em uma realidade dura – algo que já foi visto magistralmente em Noites de Cabíria, de Felini.

Os pais do jovem, oligarcas russos, não aceitam e vão para os Estados Unidos resolver. Enquanto isso, três capangas da família vão fazer de tudo para anular o casamento.

E então, querido leitor, começa uma verdadeira confusão, dirigida magistralmente por Sean Baker, dos excelentes Projeto Flórida (2017) e Red Rocket (2021). Anora é todo naturalista, seja em suas cenas sensuais, seja nos diálogos – escritos também por Baker – e atuações. Parece que estamos em um documentário e ali são pessoas reais, não atores.

E brilha a estrela de Mikei Madison que interpreta Ani – o filme é tão “contra ela” que o título é o nome de batismo, Anora, que ela odeia, isso já mostra o que a jovem vai sofrer durante a projeção. Aqui sai o glamour por quais as garotas de programa já passaram para dar à dura realidade, de achar que um grande casamento, por exemplo, vai mudar a vida – aqui, muda, mas, para pior. E a cena final, em contraste com o sorriso de Cabíria (Giulietta Masina) olhando para a câmera ao fim do filme já citado, revela como a vida real é dura.

O filme poderia só ter uns 30 minutos a menos, se algumas cenas não fossem excessivamente repetidas para deixar clara a situação de Anora ou o sumiço de determinado personagem.

Anora é um filme envolvente, que nos faz ser praticamente um observador que está ali com os atores, envolvido em toda aquela confusão. Mesmo sendo janeiro, já dá para cravar que será um dos melhores filmes do ano.

Leia mais

Música

Ingressos começam a ser vendidos dia 25 de agosto

Beleza

<&excl;-- Código para AMP do Google AdSense adicionado pelo Site Kit -->
&NewLine;<&sol;amp-auto-ads>
&NewLine;<&excl;-- Fim do código para AMP do Google Adsense...

Teatro

Espetáculo será apresentado de 2 a 5 de outubro, no Teatro Sesc Casa do Comércio

Música

&nbsp&semi;Orquestra Sinfônica da Bahia<&sol;strong>&nbsp&semi;apresenta&comma; neste&nbsp&semi;domingo<&sol;strong>&comma;&nbsp&semi;24 de agosto<&sol;strong>&comma; às&nbsp&semi;11h<&sol;strong>&comma; mais uma edição do projeto&nbsp&semi;OSBA Solar<&sol;strong>&period; O concerto faz parte da série que leva apresentações matinais...

Negócios

Público poderá degustar a puro malte do Grupo Petrópolis no show da dupla sertaneja

Cinema

Em O Mágico de Oz<&sol;em><&sol;strong>&comma; a jovem Dorothy&comma; que vivia em um mundo cinzento&comma; precisa passar por uma aventura na Terra de Oz para...

Moda

Se correr rápido já parece arte&comma; imagine fazer isso com apenas 160g nos pés<&sol;strong>&period; Esse é o poder do novo KR7 Pro Speed Tech<&sol;strong>&comma;...

Copyright © 2024 Bahia Social Vip por Bruno Porciuncula

Sair da versão mobile