Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Música

Começa a venda de ingressos para o Festival Música em Trancoso de 2025

Foto | Divulgação Mira Comunicação

Entre 19 e 22 de março, o tradicional Festival Música em Trancoso trará ao público o melhor do clássico e do popular, com espetáculos que vão fazer uma série de homenagens à música brasileira. Em sua 11ª edição, o evento contará com apresentações da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) que, sob a regência do Maestro Carlos Prazeres, trará um repertório diverso, que abarca celebrações a Gregório de Matos, a Heitor Villa-Lobos e aos 40 anos da Axé music. Os ingressos podem ser adquiridos no site www.musicaemtrancoso.com.br.

Realizado pelo Instituto Terravista, o Festival tem sido, há dez anos, um impulsionador da cultura e da economia no sul da Bahia, oferecendo oportunidades únicas para comunidades locais e acesso a talentos musicais globais. Além disso, a cada edição, o evento visa alavancar a economia e o turismo da região em um período de baixa temporada.

“O festival integra culturas, gerações e estilos, unindo o popular ao erudito, e promovendo parcerias entre setores público e privado”, afirma Sérgio Mehlen, diretor artístico do Instituto Terravista. “Com foco em educação e desenvolvimento pessoal, este evento utiliza as artes como ferramenta de inclusão social e construção de um futuro melhor”, acrescenta.

Quando o erudito e o popular brasileiro se encontram

No primeiro dia do festival, 19 de março, a Orquestra Sinfônica da Bahia vai homenagear o icônico poeta barroco Gregório de Matos, conhecido como “Boca do Inferno”, na apresentação “Gregorianas”. O concerto, gratuito, será realizado em frente à histórica Igreja do Quadrado. “Essa apresentação busca capturar a essência crítica e satírica dos versos de Gregório, traduzindo suas palavras em uma experiência musical rica e evocativa”, afirma Mehlen. “A fusão entre a música sinfônica e a literatura barroca promete uma noite de reflexão e encantamento cultural”, complementa o diretor artístico.

No dia seguinte, no Teatro L’Occitane, a OSBA apresenta o “OSBREGA Concerto do Amor”, que trará composições clássicas e contemporâneas sobre as diversas facetas desse sentimento. “O espetáculo promete envolver o público em uma jornada emocional, destacando a universalidade e a profundidade do amor em suas múltiplas formas”, diz Mehlen.

Em 21 de março, terceiro dia de festival, a Orquestra se juntará a um virtuoso gaitista em um repertório dedicado às obras do renomado compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos. “A integração da gaita com a orquestra oferece uma nova dimensão às composições de Villa-Lobos, destacando sua habilidade em mesclar elementos da música clássica com influências brasileiras”, explica Sérgio Mehlen.

Encerrando o festival, a OSBA fará uma homenagem aos 40 anos da Axé music, com participações especiais a confirmar. Será um convite para celebrar a alegria e a energia das canções baianas, a partir da fusão da música sinfônica com os ritmos contagiantes do axé.

Transformação e oportunidades

Além da programação oficial, o festival promoverá o famoso Circuito das Igrejas, ação social feita com uma série de concertos gratuitos em diversas comunidades de Porto Seguro. Neste ano, vão ocorrer apresentações em Caraíva, Itaporanga, Vale Verde e Arraial D’Ajuda, respectivamente nos dias 13, 14, 15 e 16 de março.

Também haverá outros concertos gratuitos, bem como doações de ingressos, fornecimento de transporte, masterclasses e oficinas musicais para os moradores da região de Trancoso. “O Instituto Terravista busca honrar e valorizar as manifestações culturais da costa do descobrimento, contratando grupos folclóricos e artistas locais para compor a programação do Festival”, diz Mehlen.

Leia mais

Música

Marcelo Jeneci volta a Salvador para apresentar um espetáculo sensível e envolvente, que marca o lançamento de seu mais recente álbum “Solo”. A apresentação...

Moda

Entre os dias 3 e 7 de fevereiro, um outlet de moda será realizado no piso L4 do Shopping Barra, com assinatura de Regina...

Beleza

Juicy lips não são só um acabamento. São quase um humor.E talvez por isso seja tão difícil ignorar como os lábios voltaram a ocupar...

Gastronomia

No dia de Iemanjá (02), o chef Vini Figueira continua a tradição de celebrar a Rainha do Mar com festas em dois de seus...

Gente

O ator Cauã Reymond chega a Salvador nesta quinta-feira (05) para uma agenda profissional inédita em sua carreira. Ele participará da inauguração do empreendimento...

Gastronomia

Saxofonista Delmar Teixeira vai animar o local com boa música

Streaming

Como sou fã de romances policiais, fiquei curioso para conferir a minissérie da Netflix Os Sete Relógios de Agatha Christie, adaptando um romance da famosa...