Reafirmando seu compromisso com a sustentabilidade e inovação, o Tivoli Ecoresort Praia do Forte apresenta sua Árvore de Natal de 2024. A criação de Lula Duffrayer e Flávio Carvalho, conhecidos como Pirilampos do Planeta, é elaborada com uma curadoria de objetos plásticos descartados que foram desenvolvidos pelas indústrias e desenhados por designers conceituados para seduzirem o olhar da sociedade.
O tema “Miçangas do Atlântico” foi inspirado no conceito de preservação marinha, a árvore é confeccionada a partir de tampas de perfumes (SURLYN), tampinhas de pet, embalagens diversas e resíduos plásticos recuperados do oceano e em limpezas de praias, transformados em peças decorativas que remetem à biodiversidade do mar.
O conceito deste ano foi inspirado em duas temáticas: na “Cidade Perdida“, uma formação de fontes hidrotermais descoberta em 2000 no oceano Atlântico, candidata a Patrimônio Mundial da UNESCO. Essa “cidade” submersa é considerada um dos ambientes mais antigos da Terra, onde gases como hidrogênio e metano reagem com a água do mar, sustentando vida em condições extremas. A outra inspiração para a árvore foi a “Década dos Oceanos“, iniciativa da ONU que busca reverter o declínio da saúde dos oceanos e promover o uso sustentável de seus recursos. Com isso, a árvore celebra a conexão entre humanidade e natureza, lançando luz sobre a urgência de preservar mares, vida marinha e ecossistemas.
“O resgate e a ressignificação do trabalho dos Pirilampos os tornam únicos, tanto no conceito meio ambiente, como no design. É a transformação do material ordinário em peças extraordinárias”, afirma Waldick Jatobá, curador de arte responsável pela parceria, e o nome à frente da MADE – Mercado.Arte.Design, primeira e maior feira de design colecionável da América Latina.
O Tivoli Ecoresort Praia do Forte participa pelo segundo ano da iniciativa Tivoli Art para o Natal, reforçando seu compromisso contínuo com pautas ambientais. A obra reforça o diálogo sobre sustentabilidade e conscientiza hóspedes sobre a importância da proteção dos oceanos e do destino adequado de resíduos.
“A sustentabilidade está no centro de nossas ações no Tivoli Ecoresort Praia do Forte, e a Árvore de Natal ‘Miçangas do Atlântico’ simboliza perfeitamente esse compromisso. Por meio dessa obra, convidamos nossos hóspedes a refletirem sobre a importância da preservação marinha e da reutilização materiais. É uma celebração da conexão entre a natureza e a humanidade, com uma mensagem de esperança e responsabilidade para as futuras gerações,” destaca João Corte Real, diretor-geral do Tivoli Ecoresort Praia do Forte.
A Árvore de Natal estará exposta até o dia 06 de janeiro no restaurante Goa do Tivoli Ecoresort Praia do Forte, onde os hóspedes poderão conhecer e apreciar a obra.