Azul, maior companhia aérea brasileira em número de voos e destinos atendidos, foi eleita a melhor aérea brasileira na categoria Hospitalidade e Viagens no ranking internacional The World’s Best Brands of 2024, organizado pela revista americana TIME. A classificação foi feita em parceria com a plataforma alemã Statista, um dos maiores provedores de dados, classificações de mercado e de consumidores do mundo. A Azul Viagens, operadora de turismo da empresa, foi eleita a 5ª melhor plataforma de viagens global, na mesma categoria.
É a primeira vez que a TIME promove o ranking. A Statista ouviu mais de 22.000 consumidores dos Estados Unidos, Brasil e Índia, fornecendo uma visão de como os clientes percebem e interagem com as empresas e seus serviços. Entre os entrevistados, a pesquisa ouviu 13.500 brasileiros, que avaliaram 66 categorias diferentes em cada país.
“Fomos a empresa avaliada com a pontuação máxima e isso reflete a credibilidade da Azul não somente no Brasil, mas também no mundo, já que ficamos à frente das demais aéreas brasileiras e outras duas internacionais. A companhia está sempre focada na qualidade do atendimento aos seus Clientes, oferecendo um leque diversificado de serviços e destinos, bem como atenta à modernização do mercado”, destacou Jason Ward, vice-presidente de Pessoas, Clientes e ESG da Azul.
A pesquisa foi realizada entre agosto de 2023 e outubro de 2024, com dados coletados a partir de um provedor de serviços online. Na pesquisa, os entrevistados identificaram indústrias e categorias específicas, respondendo perguntas subsequentes e apontando marcas que conheciam (Conhecimento), marcas que reconheciam na mídia (Buzz social), marcas que preferiam (Preferência), marcas que usavam (Uso), e marcas que usariam novamente (Lealdade).
Em cada categoria por país, a pontuação geral da marca mais bem avaliada foi estabelecida em 100. Assim, o score da Azul alcançou pontuação máxima (100) e o da Azul Viagens 81. O score geral da pesquisa para cada categoria foi: Conhecimento (15%), Buzz Social (10%), Preferência (30%), Uso (15%) e Lealdade (30%). Veja o ranking completo clicando aqui.