Com o objetivo de ajudar o turista a desbravar a gastronomia e natureza de todo o território gaúcho, a plataforma Viva o RS passa a oferecer mais de 350 experiências no Rio Grande do Sul e se consolida como uma das principais referências de informações turísticas da Região Sul.
A iniciativa da Wine Locals, do Sebrae/RS e da Secretaria de Turismo (Setur) apresentou até setembro de 2024 um crescimento de 100% nos cadastramentos, em relação ao mesmo período de 2023, e já alcançou mais de 150 mil visualizações e 20 mil acessos únicos, com mais de 10 mil intenções de compra. No Instagram, as visualizações já alcançaram 1,3 milhão, com 3,4 milhões de contas atingidas.
“Todas as opções que estão no site passam por uma curadoria feita por um time estratégico, que viaja pelo Estado em busca das melhores opções e lugares turísticos. É possível encontrar os passeios e experiências por motivações ou regiões, com diversas atividades e informações completas, desde orientações, valores, fotos e vídeos. Essa gama completa de conteúdo vem atraindo mais visitantes e parceiros, fatos que consolidam nosso crescimento”, explica Matheus Vigel, COO da Wine Locals, umas das entidades que promovem a iniciativa.
Mais do que proporcionar informações e auxiliar turistas regionais, nacionais e internacionais para conhecer o Rio Grande do Sul, o Viva o RS atua de forma permanente para fomentar e promover o turismo de gastronomia e a natureza do Estado.
“Além de ser reconhecido como principal fonte de informação e guia para futuras viagens, queremos proporcionar experiências e eventos inesquecíveis para quem busca realizar turismo no Rio Grande do Sul. Com inovação, queremos apoiar o setor de turismo local, promovendo o desenvolvimento do empreendedorismo gaúcho”, detalha Amanda Bonotto Paim, Coordenadora de Turismo do Sebrae RS.
Para estar ainda mais perto do público, o Viva RS aposta na criação de conteúdos atraentes e compartilháveis. A estratégia conta com a cobertura em tempo real de experiências e eventos, além de uma curadoria de conteúdo direcionada pela jornada do consumidor e adaptada aos diferentes tipos de público.
Os próximos passos do projeto também compreendem proporcionar uma plataforma trilíngue, uma Concierge Digital – sugestão de roteiros personalizados – e um dashboard com dados de inteligência para parceiros.