Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Negócios

II Festival da Cerâmica Maragogipinho mobilizou cerca de 20 mil visitantes e mais de R$ 300 mil em vendas

Evento contou com quatro dias de intensa programação dedicada à valorização da arte cerâmica com mais de 300 anos de tradição

Foto | Diogo Andrade

Foi valorizando a tradição de mais de três séculos de história que o II Festival da Cerâmica Maragogipinho fechou mais uma próspera edição. O maior centro cerâmico da América Latina, reconhecido pela UNESCO, recebeu entre os dias 14 e 17 de novembro cerca de 20 mil pessoas que foram conferir de perto a intensa programação que contou com rodada de negócios, Feira Artesanato da Bahia, mostras artísticas, exposição, Feira Afro Bahia, cursos de qualificação, imersão às olarias, gastronomia e shows musicais de atrações nacionais e locais. O montante somado durante o evento supera os R$ 300 mil, entre negócios gerados e venda direta de peças e produtos artesanais, comidas e bebidas.

Em seu segundo ano de realização, a iniciativa se consolida no calendário de eventos culturais da Bahia como uma realização fundamental para a promoção da arte ceramista de Maragogipinho, proporcionando um espaço de promoção da arte secular produzida ali, comercialização direta de obras, capacitação de oleiros, valorização do saber fazer e estímulo ao turismo de experiência.

Foto | Divulgação

“O Festival já entrou no calendário cultural da Bahia, mas foi só o pontapé inicial, que já tem impactado a comunidade. Iniciamos, por meio do IPAC, o processo de reconhecimento da cerâmica de Maragogipinho como Patrimônio Imaterial da Bahia. Estamos trabalhando em parceria com outras secretarias, como a Secult e Setur, para juntos atuarmos no desenvolvimento turístico da região e preservação da riqueza cultural que é o artesanato produzido ali”, destacou Davidson Magalhães, secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre-BA), que correalizadora do Festival.

TURISMO DE EXPERIÊNCIA

O evento atraiu mais de 20 mil pessoas, lotando hospedagens de Maragogipinho, Aratuípe, Nazaré e adjacências. Parte da programação, a imersão às olarias, com visitas guiadas a algumas das mais de 140 olarias locais, foi uma das atividades mais procuradas pelos visitantes. Conhecer a cadeia produtiva da cerâmica local, conversar com mestras e mestres ceramistas e, literalmente, moldar o barro no torno mostrou-se uma experiência inédita para os turistas. No dia 16 (sábado), o Festival promoveu também uma visita especial com mais de 20 arquitetos da Casa Cor Bahia e formadores de opinião de Salvador.

“É de uma riqueza tremenda esse saber que se tem aqui, ancestral, como foi dito. E poder vivenciar isso, visitando essas olarias, conhecendo esses ceramistas, é algo único, que nunca vi em outro lugar. Muito importante e precisa ser mesmo valorizado”, comentou Alice Freitas, mineira, mas que reside em Salvador há 15 anos, em sua primeira visita a Maragogipinho.

PATRIMÔNIO IMATERIAL

Durante o Festival, o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) anunciou a abertura do processo de patrimonialização do saber fazer local, com o registro especial do ofício de oleiros e oleiras de Maragogipinho como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Bahia. A notificação foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 14 de novembro.

“Esse lugar tem 300 anos e sempre esteve à margem, hoje está em processo de reconhecimento como patrimônio imaterial, sendo destacado nacionalmente, é uma potência da nossa Bahia. Nossa responsabilidade agora, de todos nós, é zelar pelo tesouro guardado e trabalhar para que ele cresça ainda mais e de forma organizada”, pontuou a gestora sociocultural Jaqueline Azevedo, diretora da Associação Fábrica Cultural, instituição correalizadora do Festival.

DA BAHIA PARA O MUNDO

A 5ª Rodada de Negócios Artesanato da Bahia, realizada nos dias 12 e 13 de novembro, integrou o Festival e reuniu oleiros e artesãos de Maragogipinho e de outras localidades do Baixo Sul a empresários e lojistas de artesanato e decoração, revendedores e galeristas da Bahia e do Brasil. A ação somou uma arrecadação superior a R$ 50 mil em vendas de obras artísticas e de peças decorativas e utilitárias em atacado, que serão comercializadas em diferentes cantos do país.

“O Festival foi um sucesso. Muitas vendas dos artesãos e comerciantes locais, pousadas ocupadas e restaurantes lotados, ou seja, o evento vitorioso tanto do ponto de vista cultural, quanto econômico, que gerou renda para a comunidade de Maragogipinho. Estamos com a sensação de dever cumprido, mas o nossatrabalho do acompanhamento continua”, avaliou Weslen Moreira, coordenador de Fomento ao Artesanato da SETRE.

OLARIAS, FEIRAS E LOJAS

O II Festival da Cerâmica Maragogipinho contou com feiras que movimentaram a economia local durante o evento. A Feira Artesanato da Bahia reuniu 30 artesãs e artesãos expositores de 15 a 17 de novembro, com peças artesanais de crochê, madeira, bordados, trançados em palha, acessórios em metal e prata, e também peças de cerâmica. A arrecadação desses artesãos superou os R$ 21 mil reais em vendas.

A Feira Afro Bahia, que contou com 15 afroempreendedoras, teve R$ 38,5 mil em vendas. E, na gastronomia, a Feira Gastronômica, que reuniu 26 empreendedores da região, somada aos restaurantes e empreendimentos de alimentos e bebidas locais, geraram um montante de cerca de R$ 102.115⁠ de comercialização. Fora as feiras promovidas pelo Festival, a circulação de mais de 20 mil turistas entre olarias e lojas durante o Festival rendeu uma venda direta média de R$ 90 mil entre os dias 14 e 17 de novembro.

Leia mais

Cinema

Ingrid Guimarães é a atriz brasileira que tem o faro para roteiros divertidos. Enquanto vemos outros atores e atrizes fazendo comédias ruins, Ingrid brilha...

Streaming

A série animada Marvel Zombies consiste em unir o universo dos super-heróis (Capitão América, Homem de Ferro, Hulk) com o apocalipse zumbi. Esse conceito,...

Salvador

Um dos imóveis mais emblemáticos de Salvador, a Casa D’Itália, está oficialmente à venda por R$ 23,2 milhões. A Associação Cultural Casa D’Itália, proprietária...

Bahia

O Litoral Norte da Bahia se prepara para um novo marco. No dia 10 de outubro de 2025, será inaugurado oficialmente o Shopping Busca Vida, localizado no Km 10...

Música

O litoral sul da Bahia se prepara para viver uma noite histórica. No dia 21 de novembro, Arraial d’Ajuda será palco da primeira edição...

Beleza

Setembro chega com uma safra de lançamentos de perfumes que fazem mais do que apenas cheirar bem: eles contam histórias, despertam memórias e desafiam...

Música

Salvador se prepara para uma noite de grandes encontros musicais. no dia 18 de outubro (sábado), Seu Jorge retorna à capital baiana para apresentar o projeto Baile...