A artista plástica e professora de Arte Ligia Caldeiras apresenta sua primeira exposição individual, intitulada “Ligialidades – Eu por mim mesma”, com abertura dia 09 (sábado), das 9h às 11h30, na Biblioteca Juracy Magalhães Júnior, no Rio Vermelho. Aos 63 anos, por meio de pinceladas, bordados e costura, ela construiu uma narrativa poderosa de superação, utilizando a arte como uma ferramenta de autoconhecimento, cura e celebração à vida.
Ligia vai compartilhar com o público o processo artístico, fundamental para a cura de um câncer de pâncreas. Enquanto esperava pela cirurgia e para enfrentar o medo, ela encontrou nas tintas, nos papéis e nas linhas o caminho para expressar seus sentimentos. “Materializei minhas dúvidas, certezas e meus sonhos nas pinceladas. Visitei meus monstros internos com papéis e lápis de cor. Bordei a angústia e a ansiedade a cada dia em que esperei pela cirurgia”, conta a artista.
As suas obras fazem referência à cura, homenageia a fé e a Medicina, que caminharam juntas no seu restabelecimento. “Brinco com Deus através da brilhante Santa Dulce dos Pobres, que aliada à ciência deu-me a cura”, revela Lígia, que convida o público a brincar com ela e experimentar a mesma liberdade e criatividade que alimentam sua arte.
A exposição “LIGIALIDADES – Eu por Mim Mesma” pode ser visitada de 9 a 30 de novembro. A abertura terá apresentação do Grupo Vocal Pentágono e As Sussurradeiras, grupo de mulheres que sussurram poesias no ouvido das pessoas e do qual Lígia é integrante.
|SERVIÇO|
Exposição “LIGIALIDADES – Eu por mim mesma”
Onde: Biblioteca Juracy Magalhães Júnior, no Rio Vermelho
Abertura: 9 de novembro de 2024, das 9h às 11h30
Visitação: de 9 a 30 de novembro de 2024
Segunda a sexta, das 8h às 17h
Sábados, das 8h às 12h