Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Viagem

Celebrando 25 anos, Pousada Estrela D´Água renova seus ambientes

Fotos | Divulgação

A Pousada Estrela D’Água, inaugurada há 25 anos, estabeleceu um padrão de referência em Trancoso, sul da Bahia, quando o assunto é hospitalidade. Desde o serviço, o conforto e as escolhas de decoração, o hotel imprime um estilo de vida que traduz o espírito solar da região.

Evelyn Gavioli, sócia-proprietária da pousada, acredita que foi uma das pioneiras locais com essa proposta, e que incluir referências do antigo vilarejo de pescadores foi um caminho natural que só incrementou e ajudou a definir o seu público que buscava privacidade com pé na areia e a originalidade que só poderiam encontrar nesse canto da Bahia.

Além de promover a cultura, a gastronomia e o bem-receber, que são marcas registradas do charmoso distrito, Evelyn também costuma alinhar parcerias com marcas de renome que são familiares a seus clientes não só do Brasil, mas também do exterior, agregando uma experiência que permite uma transição que dialoga com a proposta do hotel.

Em 2023, a italiana Ferragamo desembarcou pela primeira vez em solo baiano e decorou as áreas comuns da Estrela D’Água, imprimindo um toque de elegância aos espaços da pousada. Para 2024, recebe o talento do arquiteto Alexandre Silveira, da Primo Arquitetura e Urbanismo, de Salvador, além da magia extraordinária das composições da By Kamy.

“Neste ano, já investimos em um projeto de melhorias e comodidades em 8 suítes elaborado pelo escritório do arquiteto David Bastos, em que quatro delas ganharam ofurô. Nessa segunda fase, que envolve o restaurante, o salão de jogos e a varanda, estou acompanhando de perto o trabalho do Alexandre, um profissional que abraça o mesmo conceito que me é fundamental e do qual eu não abro mão, que é preservar as referências da região e priorizar o não descarte. Dar vida nova a objetos, móveis e estruturas que fazem parte de nosso legado e da memória afetiva de nossa equipe e hóspedes” , afirma Evelyn.

Em relação a conduzir os trabalhos, o arquiteto Alexandre Silveira afirma ser um prazer contribuir com esse projeto que, na verdade, amplifica um design marcante e uma identidade visual e sensorial bem estabelecidas e premiadas mundialmente no mercado hoteleiro.

“Conseguimos trabalhar bem as características que fazem parte da nossa identidade baiana, como, por exemplo, o design de peças autorais únicas e regionais em nossas leituras, além de colocar em prática princípios que norteiam não somente a minha trajetória, como a do hotel, que é a sustentabilidade, nesse caso aplicada com o sentido de atribuir novos materiais aos elementos existentes. Nesse sentido, sofreram mudanças, principalmente, acabamentos, cores e texturas, mas se preservando, por meio de intervenções pontuais e cautelosas, a manutenção do diálogo pré-existente e característico da pousada em relação à harmonia entre os elementos de arquitetura e decoração”, relata Silveira.

Novos usos, cores e luminárias

Segundo o arquiteto, na maioria dos espaços da pousada a madeira é predominante e traduz o charme e o aconchego deste elemento tanto nas esquadrias e estrutura dos telhados quanto no piso (o deck de madeira que conecta os diversos ambientes do núcleo central da pousada). O uso de cores vivas, como amarelo, vermelho e roxo, também se faz presente, sobretudo na pintura de paredes e fachadas, replicando esse contraste entre cor e textura no mobiliário e em alguns elementos-chave da decoração, como os tapetes que foram remodelados.

Ele adianta que no salão principal, onde é servido o café da manhã, todas as cadeiras de madeira foram pintadas de azul, amarelo, verde e vermelho. Decidiu-se por tonalidades vibrantes e alegres para mesclá-las entre as mesas. Essas escolhas foram neutralizadas com alteração da cor da parede. O amarelo-canário dá lugar a um bege, similar à palha, e as cortinas de dendê ganharam pátina branca. Ainda nesse ambiente a iluminação foi mudada por completo.

Os antigos pendentes cilíndricos em palha foram substituídos por novos retangulares, com design autoral desenvolvido exclusivamente para a pousada. Ainda na parte externa deste mesmo salão as cadeiras em Rattan ganharam capas em tonalidade bege que contrastam em harmonia com a madeira mais escura das mesas. A capa, que cobre a cadeira até os pés, transformou esse objeto, atribuindo a ele um ar de poltrona e um sentar mais confortável.

Quanto aos estofados presentes nas áreas comuns, Silveira conta que foram modificados, assim como os tapetes. Para o primeiro elemento optou-se por tonalidades de verde, bege e salmão. Para o segundo, as texturas roubam a cena. Optou-se mudar o formato e dimensão de todos. “Eu e Evelyn imediatamente pensamos na criatividade e autenticidade que são a assinatura do trabalho da By Kamy. Agora os tapetes abraçam e conferem uma sensação de aconchego ainda maior aos ambientes, ao mesmo tempo em que delimitam os espaços de uma forma orgânica e visualmente impactantes”, avalia.

O arquiteto ainda explica que no estar principal os estofados ganharam um tom de rosa-queimado, neutralizado com um tapete que varia tons de bege, marrom e areia. Na lateral do estar permanecem os estofados neutros (bege e branco) e o tapete ganhou cor, em tom de vermelho-figo, que dialoga com a tonalidade da fachada, com uma paginação que é um lançamento da By Kamy, o Tambaki. Complementarmente, antecipa que o estar do salão de jogos também passou por uma repaginação autoral e receberá o tapete Revolution, também da By Kamy.

Chamego baiano em fotos

Fiel à premissa de valorizar e incentivar a produção cultural local, a pousada Estrela d’Água recebe a coleção fotográfica “Chamego Baiano: Cheiros, Cores e Amores da Bahia para o Mundo”, uma série que retrata a riqueza cultural da Bahia em suas múltiplas facetas. As imagens fazem parte do acervo pessoal do publicitário e fotógrafo Mauro Rossi e convidam o visitante a ir além das paisagens praianas, mergulhando em elementos e símbolos que compõem a alma do Sul da Bahia.

Com um olhar sensível e atento, Rossi captura cenas autênticas que revelam as tradições, os ritmos e os sabores que constituem um valioso patrimônio. Cada fotografia oferece um vislumbre da vida cotidiana e da diversidade que compõe as raízes culturais da região, proporcionando um momento único de contemplação e conexão.

“Queremos que hóspedes e visitantes possam ir além do óbvio e conhecer o interior da cultura baiana, cheia de cores, saberes e sabores, que a torna tão única e inesquecível”, afirma Ross

Leia mais

Música

Álbum lançado em agosto já passa dos 100 milhões de plays nas plataformas de áudio

Beleza

Clean Beauty deixou de ser apenas uma tendência para se tornar um novo padrão no mercado de beleza. E a CARE, mais uma vez,...

Negócios

Falta pouco. No show mais aguardado do ano, Caetano & Bethânia, que será realizado no próximo sábado (30), às 21h, na Casa de Apostas...

Gente

ZAI Barra traz para a capital baiana o conceito de refúgio urbano

Gastronomia

A Coffeetown Salvador, com unidades no Corredor da Vitória e na Pituba, já está preparada para tornar as festas de fim de ano ainda...

Gente

Único brasileiro selecionado, André Fernandes participa da cerimônia de premiação nesta terça, 26, no Centro de Artes da Escola Internacional de Genebra

Gente

A cirurgiã dentista Manuela Coelho, formada na Escola Baiana de Odontologia e Saúde Pública, especialista e mestranda em Harmonização Orofacial, atuante há quase uma...

Gente

Na última segunda-feira, dia 25 de novembro, Andressa Suita chamou a atenção ao prestigiar a gravação do especial de Natal de seu marido, Gusttavo...