Com um conceito contemporâneo e cosmopolita, o restaurante Leto Gastronomia é inaugurado na Bahia Marina com a cozinha exclusiva do The Latvian. O novo restaurante já está aberto ao público no espaço do antigo Macelleria Quitéria e apresenta um menu autoral e contemporâneo, assinado pelo chef Raphael Sepúlveda, que possui mais de 15 anos de experiência tanto no Brasil quanto no exterior, incluindo uma marcante passagem por Dubai.
“O Leto Gastronomia chega a Salvador para oferecer a desejada e, até então, exclusiva cozinha do The Latvian em uma experiência aberta ao público. Portanto, nossa prioridade é uma gastronomia com muita identidade, prezando pela qualidade dos ingredientes e responsabilidade com os insumos utilizados, aliando tendências contemporâneas a muita construção de sabor”, conta o sócio e proprietário do The Latvian, Gustavo Lessa.
O Leto Gastronomia funciona de terça a domingo a partir das 12h, sendo que de quarta a sábado, está aberto no almoço e no jantar, enquanto na terça e domingo funciona apenas no horário do almoço.
Cardápio Contemporâneo
Entre as criações do chef, está o Dumpling de Camarão, uma entrada feita com massa recheada com camarão, cozida no vapor e servida com um molho de leite de coco ao estilo tailandês, complementada por furikake, azeite de ervas e broto de coentro. Outra sugestão é a Burrata Mediterrânea, que traz uma burratinha acompanhada de tomate braseado, molho romesco, farofa de aliche e um toque de limão siciliano.
Nos pratos principais, os destaques são a Lasanheta de Ossobuco, com camadas de lasanha recheadas com creme de ossobuco, servidas com fonduta de parmesão, molho roti, azeite de ervas e brotos, e o Polvo à Putanesca, que traz tentáculos de polvo grelhados na brasa, acompanhados de massa ao molho putanesca, aioli de azeitona e raspas de limão siciliano.
Para sobremesa, o menu inclui a Panna Cotta, uma receita original e cremosa com calda de frutas vermelhas, e a Queijadinha, uma cocada de forno servida com anglaise de queijo parmesão, sorvete de goiaba e crispy de parmesão.
“O menu original é inspirado em influências gastronômicas do Mediterrâneo, Oriente e Ásia com a presença dos sabores e ingredientes da culinária regional. O resultado combina pratos inéditos, onde os frutos do mar são protagonistas, com alguns cortes de carne e drinks que ficaram consagrados na nossa cozinha”, conta o chef Raphael Sepúlveda.
Ainda tem destilados e vinhos especiais para harmonizar com os pratos. A carta reúne coquetéis como The Juniper, feito com whisky Bourbon, maracujá fresco, suco de limão siciliano, xarope simples e noz moscada, e Sagrado Profano, com folha de limão, folha de capim santo, cachaça branca, mel, suco de limão e suco de Tamarindo.