Duas noites com música da mais alta qualidade animam este final de semana no Solar Gastronomia. Na quinta (31), a partir das 20h, o palco será da banda Bago de Jazz; e na sexta (01), quem comanda o som é a Saravá Jazz Bahia, também às 20h.
A Bago de Jazz é uma banda formada por um grupo de amigos, que já atuam como profissionais na cena musical há bastante tempo. O grupo nasceu em Lauro de Freitas e vem se destacando no cenário de Salvador com suas apresentações. Além do jazz genuíno, o repertório traz ainda referências de outras vertentes musicais, como MPB, Bossa Nova e influências da música instrumental mundial e de matrizes africana, europeia, americana, cubana e brasileira. Com Luciano Pinto (piano elétrico); Márcio Wesley (bateria); Alan Moraes (baixo elétrico) e Dr. João (guitarra semi acústica), a banda promete um show impecável nesta quinta, no Solar. Quem quiser conhecer mais sobre o trabalho dos rapazes pode acompanhar o perfil no Instagram @bagodejazz.
Com repertório autoral e elementos da cultura afro-baiana como ijexá, samba-de-roda, ritmos de candomblé e ritmos criados pelos blocos afro de Salvador misturados aos elementos do jazz, especialmente a improvisação e a liberdade criativa, a Saravá Jazz Bahia será a grande atração musical da noite da sexta no Solar.
O grupo foi fundado em 2010 pelo guitarrista, violonista, compositor e arranjador Márcio Pereira, que, na época, retornava de uma longa temporada de três anos em New Orleans, berço do jazz. Ao chegar em Salvador, o artista convidou os músicos Ângelo Santiago (contrabaixo acústico), Carlos Careca (bateria), Ricardo Sibalde (flauta e sax soprano), Levy Maia (sax tenor), para formarem o quinteto, que desde então, vem sendo aplaudido em festivais, shows e apresentações, fomentando o jazz baiano.
O grupo também lançou, em 2017, seu primeiro CD com 10 faixas autorais e um livro de partituras onde, além das transcrições de todos os arranjos, também descreve o processo criativo e sua historia. As músicas estão disponíveis para download em todas as plataformas digitais.