O acesso à informação, bem como um olhar mais atento a públicos diversos, é imperativo estratégico para as marcas se conectarem de forma genuína com seus consumidores. O maior e melhor poder da beleza está diretamente ligada ao emocional, incentivando a liberdade de expressão e elevação de autoestima através de momentos de autocuidado.
Para que isso continue acontecendo como prioridade, a CARE Natural Beauty convidou Vanessa Rozan, maquiadora parceira da marca, para ressaltar a importância da representatividade etária no setor da beleza. “Precisamos ver mulheres maduras também como representantes de marcas. É um movimento que ainda engatinha no Brasil, mas ver mulheres usando maquiagem com 60, 70 até 80 anos, mostra para a consumidora da mesma faixa etária que não existem restrições, ela pode e deve usar o que quiser”, aponta Rozan.
A pele madura é um tipo que precisa de cuidados especiais, tanto na rotina de skincare quanto na execução de uma maquiagem, por isso, a beauty expert separou algumas de suas dicas infalíveis para garantir o melhor resultado possível.
1- Hidrate sem moderação
Para todos os tipos de pele — inclusive as oleosas —, a hidratação é um passo fundamental. “Para uma pele com rugas ou linhas de expressão, a preparação é super importante, especialmente na área dos olhos, para garantir que o corretivo ou base que vem na sequência fique o mais natural possível”, aponta Rozan.
2- Atenção aos detalhes
Os produtos utilizados na maquiagem devem ser escolhidos com cuidado. A maquiadora recomenda fórmulas hidratantes e de textura fina, que possuam pigmento micronizado, facilitando a aplicação e garantindo consistência na coloração. Se optar por um primer, escolha um que não tenha acabamento muito fosco, para evitar que a base se fixe excessivamente em áreas indesejadas, acentuando linhas finas.
3- Mix de acabamentos
Não é necessário optar por um look completamente brilhante ou fosco. Misture os acabamentos para um efeito mais natural. “Uma boa dica é fazer escolhas: por exemplo, você pode fazer uma pele mais glow e aplicar um pó invisível no centro do rosto, para controlar o brilho excessivo. Também pode optar por uma sombra cremosa e uma máscara de cílios de longa fixação ou à prova d’água”, explica a beauty expert.
4- Fixação dos produtos
Os passos anteriores ajudam na durabilidade da maquiagem, mas se você precisar de uma pele ainda mais resistente, a maquiadora sugere aplicar uma camada de produtos em pó para selar os cremosos, como blush e iluminador. Finalize selando a “zona T” — região do nariz e centro da testa — com um pó compacto ou translúcido, e use um fixador de maquiagem para garantir que tudo permaneça no lugar.
5- Evite extremos!
A única recomendação de Rozan: evitar produtos com cobertura muito alta ou acabamento muito mate. Acabamentos muito foscos tendem a deixar a pele com um aspecto pesado, o que ela procura evitar. Quanto mais transparente, luminosa e leve a cobertura, mais bonito será o resultado.