Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Gastronomia

Bahia concentra o maior número de pizzarias do Nordeste brasileiro, revela estudo

Foto | Freepik

Posicionado no 7º lugar no ranking dos estados que mais produz pizzas no Brasil, a Bahia apresenta um crescimento de 12,55% no setor de pizzarias no último ano. É o que revela o estudo Mercado de Pizzarias 2023, desenvolvido pela Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra), que há 21 anos atua no fomento de informações de qualidade e atualizada sobre esse mercado. O levantamento também traz a potência do estado baiano na região Nordeste, com 1.587 unidades ativas, o maior número de pizzarias em funcionamento em toda a região.

Diante do panorama nacional, a Bahia concentra 4,65% das operações em funcionamento. Em relação às capitais, a cidade de Salvador está posicionada em 7° lugar, com 3,65% das pizzarias ativas nestes municípios, com 427 unidades.

Apesar dos índices expressivos, o levantamento Mercado de Pizzarias 2023, responsável por analisar a  situação ativa e inativa dos comércios das pizzarias ao longo do último ano, o estudo contabiliza apenas empresas autodenominadas como “pizzaria” na Razão Social/Nome Fantasia, com Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) 56, dos seguintes portes: ME, EPP e LTDA. Devido uma alteração publicada no Ato Declaratório Executivo Cocad nº 2, divulgado em 13 de novembro de 2023, em que não classifica um CNAE específico para as pizzarias dentro das atividades previstas para o Microempreendedor Individual (MEI), o levantamento não contempla MEIs.

Mesmo com a ausência dos dados, o estado computou a abertura de 177 novos estabelecimentos, o que evidencia a potencialidade do mercado no Brasil, que registrou um crescimento de 11,55% em todo o país, com um total de 3.500 novas unidades. De acordo com Leandro Goulart, presidente da Apubra, o mercado baiano segue aquecido, principalmente com o crescimento do número de pizzarias na localidade.

“É muito importante observarmos a ascensão do setor no estado, principalmente a partir do amplo crescimento do Nordeste, que se mostrou uma das regiões mais promissoras para a abertura de novos negócios pelo segundo ano consecutivo. A evolução do estado da Bahia no levantamento reforça as possibilidades que o setor oferece para os investidores do ramo”, afirma. 

Mirando no mercado nordestino, a Apubra reafirma o compromisso de ser uma ponte entre empresários e empresas do segmento, principalmente para promover acesso à capacitação para ampliar os resultados positivos já detectados em outros estudos. Assim, a associação trabalha para direcionar os empreendedores e novos investidores a buscarem desenvolvimento operacional, com treinamentos, capacitações, além de conhecer o cenário no qual está atuando, com o contato direto com quem já faz parte do setor. 

“Entendemos que o segmento tem amplo espaço para crescer no Nordeste. Por isso, queremos aproximar cada vez mais as ações e projetos realizados pela associação para os empresários locais. A exemplo disso, recentemente promovemos a primeira edição do Pizza Tour no Nordeste, a cidade escolhida foi Fortaleza, no Ceará. Assim, trabalhamos para levar outras edições para as capitais nordestinas, com o objetivo de fomentar cada vez mais projetos para a região”, compartilha. 

Metodologia

A terceira edição do estudo Mercado de Pizzarias no Brasil tem como intuito mapear aspectos do segmento como distribuição geográfica, concentração de estabelecimentos ativos, porte das empresas, aberturas e fechamentos, a partir do apoio  de especialistas em dados. As informações, que representam, em média, 75% do setor de pizzarias no Brasil, foram extraídas de fontes oficiais do governo, que compreende empresas cadastradas na Receita Federal, em situação ativa, até dezembro de 2023. 

Além disso, o estudo segue os critérios estabelecidos na pesquisa qualitativa, realizada diretamente pela Apubra, que como atingiu um número relevante de resultados adotou como critério de pesquisa analisar dados de mercado apenas das empresas autodenominadas como “pizzaria” na Razão Social/Nome Fantasia, com Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) 56, dos seguintes portes: ME, EPP e LTDA. 

Leia mais

Cinema

Fazer um filme de ação não tem muito mistério. Basta pegar um protagonista carismático e duro na queda, coadjuvantes divertidos – ou pitorescos –...

Música

As vendas de ingressos para o Ensaio de Anitta em Salvador começou nesta quarta-feira, 9. O evento vai acontecer dia 18 de janeiro, no...

Streaming

É impressionante como os filmes da parceria entre a Blumhouse e a Prime Video partem de boas premissas, mas ficam aquém de seu potencial....

Beleza

Lancôme, uma das marcas mais icônicas de beleza, acaba de revelar seus mais novos e sofisticados produtos, expandindo a linha Idôle com inovações que...

Gastronomia

A Nanica, rede de tortas famosa por sua deliciosa Banoffee, acaba de anunciar uma parceria especial que promete encantar os amantes de sobremesas e...

Gente

O designer Gefferson Vila Nova marca sua quarta participação no São Paulo Fashion Week (SPFW N58) com a apresentação da coleção “Amore”, programada para...

Música

Nomear uma turnê nem sempre é uma tarefa fácil para um artista. Para Ana Carolina, porém, foi diferente desta vez. “Ana canta Cássia – Estranho Seria...

Gastronomia

Johnnie Walker anuncia seu mais novo produto pronto para beber, ou RTD (ready to drink). O Johnnie Walker Blonde & Citrus, popularmente conhecido como Blondinho, combina...