Setembro de 2024 assinala comemoração: os 130 anos de aniversário da parisiense Galeries Lafayette. Para celebrar esta ocasião a loja de departamentos está reunindo os integrantes de sua vasta família de clientes e colaboradores: amantes da moda, os designers de ontem, hoje e amanhã e aqueles que simplesmente apreciam as coisas boas da vida. Até 27 de outubro todos estão convidados para uma celebração alegre repleta de surpresas e eventos.
Para reviver as boas lembranças e inspirar novas, a programação do 130º aniversário inclui lançamentos exclusivos assinados por criativos convidados, a oportunidade de explorar o patrimônio da Galeries Lafayette sob uma nova perspectiva e refeições festivas em uma mesa de aniversário instalada sob a cúpula entre 21 de setembro e 1º de outubro.
Localizada estrategicamente sob a cúpula art nouveau, a mesa oferece aos ocupantes uma vista notável e uma experiência única no coração da principal loja da Galeries Lafayette. Com cenografia que inclui efeitos sonoros e visuais, a mesa promete surpreender tanto os convidados sentados quanto os que admirarem a cena a partir dos balcões debruçados sobre o saguão central.
Festival de sabores
A programação se completa com sessões personalizadas de degustação proporcionadas pelo fornecedor oficial do evento de 130 anos, a Moët & Chandon. As sessões serão organizadas cinco vezes ao dia (almoço, jantar e chá da tarde) e os convidados sorteados aleatoriamente entre os que se inscreveram com antecedência, gratuitamente, no link https://haussmann.galerieslafayette.com/latabledes130ans/.
A experiência começa no saguão central da loja em uma pop-up da Moët & Chandon em que os visitantes encontrarão dois champanhes icônicos – Moët & Chandon Brut Impérial e Moët & Chandon Rosé Impérial – em garrafas lançadas especialmente para o aniversário.
Itens de colecionador
Ainda em clima de celebração, algumas das marcas e designers mais conhecidos do mundo desenvolveram criações exclusivas e disponíveis apenas na Galeries Lafayette. A loja de departamentos oferecerá uma seleção com curadoria de itens básicos e guloseimas colecionáveis adornados com designs gráficos de seus parceiros famosos: Victoria Beckham, AMI Paris, Isabel Marant, Patou, Marine Serre, A.P.C., Rouje, Balzac Paris, Ines de la Fressange e muitos outros.
E é nesse clima festivo que a Galeries Lafayette está lançando uma coleção exclusiva de roupas e acessórios com o design divertido e futurista de seu logotipo do 130º aniversário. As cores distintas e as linhas curvas que lembram a cúpula transformam essas criações em itens colecionáveis. Desenvolvida em torno de peças coloridas e sem gênero, a coleção inclui camisetas, moletons, bonés, cachecóis, meias, chapéus, bolsas, porta-moedas, isqueiros e cadernos.
Como não pode faltar música em uma festa, a Galeries Lafayette vai lançar um vinil de edição limitada. Esta compilação única celebra 130 anos de criatividade, reunindo artistas tão diversos como Michel Berger e Aya Nakamura. O resultado é uma trilha sonora que promete embalar os ouvintes noite e dia.
Podcast Meia-noite na Galeries
Um olhar sobre os bastidores de 130 anos de memórias: é isso que está na ordem do dia em um podcast criado para o 130º aniversário da Galeries Lafayette. Em cada episódio um convidado especial – como Philippe Houzé, Pedro Winter ou Agnès B. – passeia durante a noite pela loja ao lado do especialista em figurino e cultura pop, Julien Magalhães.
Juntos, eles levam os ouvintes a uma imersão, explorando espaços famosos e aqueles escondidos do público, cruzando caminhos com as pessoas que trabalham à noite para fazer a mágica acontecer durante o dia. Divertido e informativo, o podcast mergulha na vida pública e privada da Galeries Lafayette e de seus convidados para revelar segredos fascinantes. Disponível desde 6 de setembro em todas as plataformas usuais.
Jornadas Europeias do Patrimônio 2024
Um passeio noturno pela Galeries Lafayette Paris Haussmann. Durante as Jornadas Europeias do Patrimônio, a loja irá celebrar seu 130º aniversário por meio de um programa de visitas em 21 de setembro (21h à meia-noite) que destaca seus laços estreitos com a criação contemporânea. Ao cair da noite, quando não estiver mais aberto, os participantes da visita poderão caminhar pelo edifício para aprender mais sobre sua história e ter um vislumbre dos bastidores.
Vários curtas-metragens também serão exibidos na ocasião, incluindo “Chaque paupière est un dôme”, do cineasta Antoine Viviani, e “Lafayette Mansion”, da artista Mélanie Matranga. A meio caminho entre ficção e documentário, essas produções exploram os espaços íntimos da loja a partir de ângulos novos e inusitados.