Buscando trazer mais conforto para quem frequenta o Salvador Bahia Airport, nos próximos meses, a praça de alimentação do local passará por uma reforma, a fim de garantir uma ampliação de 17% em sua área total. Visando uma modernização, a praça do terminal administrado pela VINCI Airports terá a instalação de mais assentos, possibilitando um aumento de cerca de 20% na capacidade total (passando de 496 lugares para 637), proporcionando maior comodidade aos usuários que passam pelo aeroporto da capital baiana.
Os serviços acontecerão em duas fases, a fim de minimizar o impacto na rotina dos passageiros e usuários do aeroporto. O faseamento, programado para acontecer entre setembro e dezembro desse ano, consistirá em áreas de isolamento, viabilizando que o local continue funcionando com uma quantidade adequada de assentos, mesmo sendo necessário realizar alterações na rotina de horários de alguns restaurantes.
Dentre as melhorias a serem implementadas, estão: mudança de todo o mobiliário, piso e revestimentos; ampliação da área total, passando a ocupar 1.134,80m² do aeroporto; novo layout de iluminação; tratamento acústico da área e inclusão de sistema de som; mais telas de informação para os passageiros; assentos inclusivos, voltados para pessoas obesas, PCDs e preferenciais; ampliação de tomadas disponíveis; e inclusão de paisagismo da área. Além disso, a praça também passará a contar com uma área de alimentação pet friendly, a fim de atender as demandas dos passageiros que estiverem com os seus pets no local.
Mesmo não sendo uma exigência do contrato de concessão, a reforma da praça de alimentação está alinhada com os compromissos da VINCI Airports em proporcionar experiências positivas aos passageiros e o fomento na valorização da cultura regional. Assim, a ampliação da praça segue um plano de investimento da concessionária que, desde 2018, vem trazendo diversas melhorias, como a incrementação no mix comercial e novas opções de alimentação.
Uma conexão mais intensa com a Bahia
Buscando fortalecer o senso de pertencimento, causando uma sensação de acolhimento para todos que passam pelo Salvador Bahia Airport, tanto por meio de sensações quanto pelas sutilezas de elementos, o projeto arquitetônico da praça de alimentação trabalhará o conceito sense of place, ou senso de lugar, norteando o passageiro ou qualquer indivíduo que ali esteja, situando-o na localidade ao qual está presente.
A arquiteta baiana Taís Abreu, responsável pelo escritório que assina o projeto, explica que os principais elementos utilizados refletem, principalmente, a cultura baiana, a exemplo do dendezeiro, o acarajé, a fibra natural e as cores terrosas que fazem alusão a tantas referências da Bahia e do Nordeste.
“Sem sombra de dúvidas, a reforma da praça de alimentação trará muito mais conforto, beleza, funcionalidade e conexão com a cultura baiana para os passageiros. Para nós, é um enorme prazer poder contribuir para a melhoria de um equipamento urbano tão importante como os aeroportos são. Existe um grande cuidado com esses projetos para que através deles seja possível proporcionar uma experiência única a cada passageiro”, complementa a profissional.