Na histórica cidade baiana de Cabaceiras do Paraguaçu, terra do poeta Castro Alves, aconteceu na terça-feira, 10, mais uma edição do projeto Territoriar: Uma Cidade Educadora, criado pelo Instituto Educa+. Os professores dos anos finais puderam vivenciar de perto a história que ecoa nas paredes do Parque Histórico Castro Alves, um espaço simbólico na cidade.
O local, que já foi o lar do grande poeta baiano, proporcionou o ambiente ideal para que ideias inovadoras fossem discutidas, sempre com um olhar atento às raízes culturais e à diversidade que compõem a identidade de nossa região. “Todo material é construído de forma coletiva com a participação dos profissionais da educação do município. Entendemos que ninguém melhor do que o próprio professor para fazer esse levantamento do que será melhor absorvido pelos alunos”, explica a pedagoga Amanda Garcia, especialista em História da Arte em em Ensino de Leitura e Produção Textual e criadora do Instituto e do projeto inédito no Brasil.
Cada diálogo, cada reflexão, reforçou o compromisso de todos os presentes em seguir construindo uma educação transformadora, que valoriza a cultura local e promove a cidadania. Essa imersão fortalece os laços entre o passado e o presente, trazendo à tona a importância de um ensino que respeita o território e sua história, e que prepara os alunos para um futuro pleno de possibilidades.