Imagine estudar a história de sua cidade percorrendo as ruas e os locais importantes descobrindo o passado, vivendo o presente e debatendo o futuro do local?
É essa a proposta do projeto Territoriar: Uma Cidade Educadora, criado pelo Instituto Educa+ em 2020, pleno ano pandêmico. “Vi a necessidade de projetos que auxiliassem os alunos a se desenvolver mediante o cenário de pandemia em que vivíamos na época”, conta a pedagoga Amanda Garcia, especialista em História da Arte em em Ensino de Leitura e Produção Textual e criadora do Instituto e do projeto inédito no Brasil.
“Os alunos deixam de ser estudantes e se transformam em exploradores de sua própria herança, aprendendo com cada pedra e cada história contada”, afirma Amanda. O projeto já atua em diversas cidades do interior como Ituberá, Serrinha, Tabocas do Brejo Velho, Sítio do Mato, Dias D’ávila, Cabaceiras do Paraguaçu, Baianópolis, Ibotirama e Campo Alegre de Lurdes, dentre outras.
Através de criteriosa pesquisa de campo e uma cuidadosa confecção de materiais paradidáticos, o projeto personaliza o ensino, enraizando-o profundamente na história única de cada município. O instituto também tem ênfase no cuidado com os professores. “Educadores inspirados e bem apoiados são a espinha dorsal de qualquer sociedade educadora. Professores são mais do que transmissores de conhecimento, são cultivadores de sonhos e guias para as futuras gerações”, destaca.