Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Salvador

Dia de Santa Dulce movimenta Salvador; entenda a escolha da data

Foto | Divulgação

O dia 13 de agosto foi escolhido para celebrar Santa Dulce dos Pobres por um motivo muito especial: foi nesta mesma data, em 1933, que Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes, aos 19 anos, recebeu o hábito de freira e adotou o nome de Irmã Dulce, em homenagem à sua mãe.

Este dia marca o início de sua jornada como religiosa e o início de sua missão de cuidar dos mais necessitados. Ao escolher o dia 13 de agosto, a Igreja Católica celebra não apenas a canonização de Irmã Dulce, mas também o dia em que ela abraçou sua vocação e começou a construir seu legado de amor e compaixão.

No dia 13 de agosto, em Salvador, acontece a missa campal com shows de do Padre Antônio Maria e do cantor Waldonys. A agenda festiva vai contar também com a inauguração da Galeria Santa Dulce dos Pobres, com exibição de filmes e outras produções audiovisuais sobre o legado da primeira santa brasileira.

Conhecida por suas obras de caridade e dedicação aos mais necessitados, Irmã Dulce dedicou sua vida a cuidar dos doentes e pobres em Salvador. Fundou o Hospital Santo Antônio, que se tornou referência em atendimento humanizado, e inspirou diversas outras instituições de caridade.

Um legado de fé e amor ao próximo

A canonização de Irmã Dulce é um reconhecimento oficial da Igreja Católica às suas virtudes heroicas e à sua vida inteiramente dedicada ao serviço aos outros. Seu exemplo de fé, humildade e amor ao próximo continua a inspirar milhões de pessoas em todo o mundo.

“Irmã Dulce é um símbolo da bondade e da compaixão”, disse o Papa Francisco durante a cerimônia de canonização, em 2019. “Sua vida é um testemunho do amor de Deus pelos mais pobres e sofredores”.

Comemorações no Brasil

No Brasil, a notícia da canonização de Irmã Dulce foi recebida com grande alegria e entusiasmo. Missas, procissões e outras celebrações religiosas foram realizadas em diversas cidades do país, especialmente em Salvador, onde a santa nasceu e viveu.

O Santuário de Irmã Dulce, localizado em Salvador, espera receber um grande número de peregrinos nos próximos meses. O local já é um ponto de referência para os devotos da santa e, com a canonização, deve se tornar ainda mais visitado.

Um exemplo a ser seguido

A história de Irmã Dulce é um exemplo inspirador para todos nós. Sua vida nos mostra que é possível fazer a diferença no mundo, mesmo diante das maiores dificuldades. Ao seguir seu exemplo, podemos construir uma sociedade mais justa e solidária.

Leia mais

Música

Turnê celebra os 50 anos de carreira do artista

Música

No dia 1º de fevereiro, às 15h, Saulo Fernandes comanda mais uma edição do projeto Saulo Som Sol, que vai acontecer pela primeira vez...

Música

Por questões de última hora que fogem ao controle das produtoras envolvidas, o show da orquestra cubana Buena Vista que aconteceria no próximo domingo, 30, em...

Música

O cantor e compositor Alexandre Peixe promete deixar os festejos de Natal ainda mais especiais em Salvador. O artista vai comandar, um ano, a...

Música

A CAIXA Cultural Salvador recebe entre os dias 05 e 07 de dezembro a cantora Zizi Possi com o espetáculo “De Volta ao Começo”,...

Gastronomia

O Santo Antônio Além do Carmo recebe, na sexta-feira, 28 de novembro, das 17h às 23h, a 3ª edição do D.A.Y. Sessions, projeto que une Decanter, Allê...

Cinema

Com o diretor grego Yorgos Lanthimos, não há meio termo. Ou a pessoa ama ou odeia seus filmes. Provocador e sempre explorando o absurdo...