A praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, no norte da Ilha dos Frades, em Salvador, foi considerada a 5ª melhor praia do mundo, de acordo com a edição 2024 do levantamento anual do Centro Internacional de Treinamento para Gestão e Certificação de Praias (CIF-PLAYAS). Foram avaliadas 123 praias na Argentina, Brasil, Canadá, Colômbia, Cuba, Equador, Guatemala, México, Nova Zelândia, Peru, Porto Rico, Espanha e Venezuela.
Sobre a praia de Salvador, a organização classificou como “bela praia de areia”. Com cerca de 500 metros de praia, as águas mantém a temperatura de cerca de 28º C na maior parte do ano. As elevações rochosas que as cerca e a vegetação remanescente da Mata Atlântica também foram destacados. A praia ganhou pontuação 0,915 de 1.
A equipe de 46 avaliadores, dentre oceanógrafos, engenheiros, geógrafos, químicos e educadores, levou em consideração na avaliação a estrutura de recreação da praia, seu estado de proteção ao meio ambiente, conservação e capacidades sanitárias.
A organização que elaborou o ranking reconhece que, por incluir só três continentes e uma dezena de países, a lista é uma ferramenta de informação para turistas sobre a qualidade dos destinos, já que a maioria das listas de melhores praias do mundo oferece apenas avaliações subjetivas sobre o local, descrevendo sua beleza segundo a opinião de quem a visitou.
Mais praias brasileiras
Outras quatro praias brasileiras fizeram parte da lista: Praia Azeda (10ª) e Praia do Forno (9ª), ambas em Búzios, Grumari (6ª), no Rio de Janeiro, e Praia de Itaúna (2ª), em Saquarema.
A praia mais bonita do mundo, segundo a organização, foi a de Varadero, em Cuba.