Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Beleza

Guia completo para combinar vitamina C e niacinamida no skincare

Crédito: Shutterstock
Crédito: Shutterstock

O mundo do skincare pode ser intimidador e dúvidas como “será que eu posso usar sérum de vitamina C com niacinamida?”, por exemplo, são comuns. Combinar ingredientes ativos corretamente pode garantir que produtos como séruns e cremes funcionem harmoniosamente juntos, potencializando os benefícios para a pele.

A niacinamida é um ingrediente versátil que combina bem com quase todos os outros, enquanto os ácidos alfa hidroxiácidos (AHAs) e beta-hidroxiácido (BHAs), são mais indicados para rotinas noturnas. “Séruns são soluções poderosas com ingredientes altamente concentrados, por isso é muito importante conversar com um dermatologista antes de fazer combinações”, explica a Dra. Mayla Carbone, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Por conter inúmeros benefícios, a niacinamida é bastante procurada. Ela inclui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que ajudam na reparação e hidratação da pele e pode ser combinada com vitamina C para combater a pigmentação e reduzir manchas, ou com retinol para minimizar a irritação enquanto trata acne e rugas. “A niacinamida é menos provável de causar irritação e tem propriedades hidratantes, o que a torna uma excelente escolha para combinar com outros ativos como ácido hialurônico, BHAs e AHAs”, diz a dermatologista.

Já o ácido hialurônico, potente agente hidratante, funciona bem com quase todos os outros ingredientes, incluindo vitamina C, AHAs, BHAs e retinol. Ele absorve água, retêm e deixa a pele mais firme. “A maneira correta de usar um sérum de ácido hialurônico é aplicar na pele úmida e cobrir com um hidratante. Pode ser usado de manhã ou à noite, com resultados visíveis entre 48 e 72 horas”, recomenda a dermatologista.

A queridinha vitamina C é um antioxidante poderoso que protege a pele dos raios UVA, UVB e luz azul, além de combater a pigmentação e sinais de envelhecimento precoce. Ela pode ser combinada com ácido hialurônico ou niacinamida, mas deve ser usada com cautela com AHAs, BHAs e retinol, para evitar irritações. “Sempre recomendo aplicar a vitamina C primeiro, seguida pelo ácido hialurônico ou niacinamida e sempre utilizar e carregar na bolsa um bom protetor solar”, destaca Mayla.

E para os fãs dos ingredientes AHAs, BHAs e retinol, é necessário entender alguns cuidados especiais. AHAs e BHAs, que têm propriedades microesfoliantes, devem ser usados à noite e combinados com hidratantes como o ácido hialurônico para minimizar a secura. “O retinol é um derivado da vitamina A e deve ser usado à noite e nunca combinado com AHAs, BHAs ou vitamina C para evitar irritação. Ele deve ser sempre seguido de protetor solar durante o dia”, alerta a doutora. “É importante entender que todas essas dicas devem ser conciliadas com um estilo de vida compatível, evitando problemas de tabagismo, excesso de álcool e hidratação constante. No mais, combinar ativos não é um problema. O segredo está em seguir as orientações para criar uma rotina eficaz para cada tipo de pele, minimizando os riscos para a saúde”, finaliza.

Leia mais

Cinema

Longa estreia nesta quinta-feira

Música

Apresentação será na Concha Acústica, em novembro

Moda

Desde 2013, a IWC Schaffhausen é “Parceria Oficial de Engenheria” da equipe Mercedes-AMG PETRONAS mais de 10 anos que a marca de alta relojoaria...

Música

Show acontece na sexta-feira

Gastronomia

Chefs criarão menu de entradinhas para noite especial no Rio Vermelho

Moda

Marca apresenta coleção especialmente para viagens rumo às altas temperaturas

Gastronomia

Novo empreendimento conta com menus assinados por grandes nomes da gastronomia nacional, com Fabi Agostini, Diego Lozano, Ian Spampatti e Márcio Silva