O mundo do skincare pode ser intimidador e dúvidas como “será que eu posso usar sérum de vitamina C com niacinamida?”, por exemplo, são comuns. Combinar ingredientes ativos corretamente pode garantir que produtos como séruns e cremes funcionem harmoniosamente juntos, potencializando os benefícios para a pele.
A niacinamida é um ingrediente versátil que combina bem com quase todos os outros, enquanto os ácidos alfa hidroxiácidos (AHAs) e beta-hidroxiácido (BHAs), são mais indicados para rotinas noturnas. “Séruns são soluções poderosas com ingredientes altamente concentrados, por isso é muito importante conversar com um dermatologista antes de fazer combinações”, explica a Dra. Mayla Carbone, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Por conter inúmeros benefícios, a niacinamida é bastante procurada. Ela inclui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que ajudam na reparação e hidratação da pele e pode ser combinada com vitamina C para combater a pigmentação e reduzir manchas, ou com retinol para minimizar a irritação enquanto trata acne e rugas. “A niacinamida é menos provável de causar irritação e tem propriedades hidratantes, o que a torna uma excelente escolha para combinar com outros ativos como ácido hialurônico, BHAs e AHAs”, diz a dermatologista.
Já o ácido hialurônico, potente agente hidratante, funciona bem com quase todos os outros ingredientes, incluindo vitamina C, AHAs, BHAs e retinol. Ele absorve água, retêm e deixa a pele mais firme. “A maneira correta de usar um sérum de ácido hialurônico é aplicar na pele úmida e cobrir com um hidratante. Pode ser usado de manhã ou à noite, com resultados visíveis entre 48 e 72 horas”, recomenda a dermatologista.
A queridinha vitamina C é um antioxidante poderoso que protege a pele dos raios UVA, UVB e luz azul, além de combater a pigmentação e sinais de envelhecimento precoce. Ela pode ser combinada com ácido hialurônico ou niacinamida, mas deve ser usada com cautela com AHAs, BHAs e retinol, para evitar irritações. “Sempre recomendo aplicar a vitamina C primeiro, seguida pelo ácido hialurônico ou niacinamida e sempre utilizar e carregar na bolsa um bom protetor solar”, destaca Mayla.
E para os fãs dos ingredientes AHAs, BHAs e retinol, é necessário entender alguns cuidados especiais. AHAs e BHAs, que têm propriedades microesfoliantes, devem ser usados à noite e combinados com hidratantes como o ácido hialurônico para minimizar a secura. “O retinol é um derivado da vitamina A e deve ser usado à noite e nunca combinado com AHAs, BHAs ou vitamina C para evitar irritação. Ele deve ser sempre seguido de protetor solar durante o dia”, alerta a doutora. “É importante entender que todas essas dicas devem ser conciliadas com um estilo de vida compatível, evitando problemas de tabagismo, excesso de álcool e hidratação constante. No mais, combinar ativos não é um problema. O segredo está em seguir as orientações para criar uma rotina eficaz para cada tipo de pele, minimizando os riscos para a saúde”, finaliza.