À frente do Nuema, 11º melhor restaurante da América Latina e 61º do Mundo, segundo o The World’s 50 Best Restaurants, Alejandro Chamorro e Pía Salazar são os convidados da edição de julho do Origem Convida. O jantar exclusivo elaborado pelos anfitriões com os convidados do Equador será servido no dia 31 de julho. O valor do menu degustação é de R$ 350 e, harmonizado com vinhos, R$ 600.
Idealizado pelos chefs Fabricio Lemos e Lisiane Arouca, o projeto recebe importantes nomes da gastronomia nacional e internacional para jantares colaborativos no restaurante Origem, em Salvador.
O Origem Convida nasceu em 2016, com o objetivo de promover o intercâmbio entre cozinheiros de culturas e estilos culinários distintos, além de proporcionar aos clientes a oportunidade de uma experiência única. Para 2024, foi elaborada uma agenda que enaltece e valoriza a culinária da América Latina.
Antes do Nuema, Chamorro passou pelo Noma (Dinamarca) e o Astrid y Gastón (Peru), dois importantes nomes da gastronomia do mundo. De volta à Quito, fundou seu próprio restaurante com um objetivo claro: criar um menu excelente, explorando ao máximo a rica diversidade dos produtos equatorianos. Entre a busca por equilíbrio de sabores e valorização estética primorosa, o chef é um contador de histórias inato, orgulhoso do que o seu país tem para oferecer e um fiel apoiador de tudo o que é local.
A seu lado está Pía, eleita em 2023 a Melhor Confeiteira do Mundo pelo The World’s 50 Best Restaurants. Defensora do fortalecimento da presença feminina entre chefs em cozinhas da América Latina e do mundo, é conhecida pela curiosa habilidade em combinar, delicadamente, frutas, legumes, especiarias e produtos locais em suas sobremesas. Para Pía, os pratos devem proporcionar verdadeiras experiências de despertar do paladar.
No jantar Origem Convida, o menu elaborado em conjunto será composto por 8 tempos, com snacks, entradas, pratos principais e sobremesas. Enquanto Fabrício e Alejandro se encarregam da parte salgada, as chefs-pâtissières Lisiane Arouca e Pía Salazar cuidam das sobremesas.
O Origem Convida também tem a premissa de oferecer aos convidados uma programação cuidadosamente elaborada para apresentar a cultura e a culinária de Salvador, sob um ponto de vista que vai muito além do dendê, onde tradição e contemporaneidade convivem em harmonia. Nesse contexto, sempre há uma expedição de apresentação do trabalho do Instituto Ori, um coletivo que acredita no alimento como transformador social, do qual Fabrício e Lisiane são cofundadores.