Com mais de 23 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, o livro Sapiens – uma breve história da humanidade, do professor e filósofo Yuval Noah Harari, foi o ponto de partida para o espetáculo Ficções, que traz Vera Holtz em cena sob a direção de Rodrigo Portella, que também assina o texto.
O monólogo virou fenômeno na cena teatral nacional e se apresentará pela primeira vez em Salvador pelo Catálogo Brasileiro de Teatro com curta temporada de 28 de Agosto a 01 de Setembro, quinta e sexta, 21h, sábado, 20h, e domingo 19h, no Teatro Sesc Casa do Comércio. Os ingressos custam a partir de R$ 60 e estão à venda no Sympla.
Publicado em 2014, o livro de Harari afirma que o grande diferencial do homem em relação às outras espécies é sua capacidade de inventar, de criar ficções, de imaginar coisas coletivamente e, com isso, tornar possível a cooperação de milhões de pessoas – o que envolve praticamente tudo ao nosso redor: o conceito de nação, leis, religiões, sistemas políticos, empresas etc. Mas também o fato de que, apesar de sermos mais poderosos que nossos ancestrais, não somos mais felizes que esses. Partindo dessa premissa, o livro indaga: estamos usando nossa característica mais singular para construir ficções que nos proporcionem, coletivamente, uma vida melhor?