O Aláfia Lab lançou nesta segunda-feira, 20 de maio, o novo relatório do projeto Observatório de Racismo nas Redes. Este documento tem como tema: “Racismo pra quê: as estratégias dos discursos racistas nas redes”. Ele analisa as estratégias por trás desses discursos a partir da análise de quatro categorias: desumanizar, desqualificar, invisibilizar e desinformar.
Essas categorias são exemplificadas a partir de casos mapeados pelo Observatório. Por exemplo, os ataques racistas sofridos pelo jogador Vini Jr, 91% das postagens em sua conta no Instagram foram alvo de ataques (no período de outubro de 2023 a fevereiro de 2024).
Além do caso do jogador, o relatório também identificou outros casos, como o ator Lázaro Ramos, da jornalista Flávia Oliveira, da professora Djamila Ribeiro, entre outros. Esses exemplos são utilizados empiricamente para ilustrar um fenômeno digital em constante mudança e apresentar algumas linhas interpretativas a partir dos dados coletados, sem a pretensão de esgotar as dimensões do fenômeno.
Ao longo dos últimos dois anos, o Observatório tem acompanhado de perto as várias facetas do racismo direcionado a 26 personalidades negras em seus perfis de mídias sociais. Essa amostra retrata parte de um problema mais amplo, que afeta grande parte da nossa sociedade.
Este relatório representa o quarto documento publicado pelo Observatório. Para conferir o novo relatório e os trabalhos já publicados, visite o site do Aláfia Lab.
