Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Aláfia Lab lança relatório sobre estratégias dos discursos racistas nas redes

Vini Jr. foi um dos alvos de comentários racistas - Foto | Divulgação

O Aláfia Lab lançou nesta segunda-feira, 20 de maio, o novo relatório do projeto Observatório de Racismo nas Redes. Este documento tem como tema: “Racismo pra quê: as estratégias dos discursos racistas nas redes”. Ele analisa as estratégias por trás desses discursos a partir da análise de quatro categorias: desumanizar, desqualificar, invisibilizar e desinformar.

Essas categorias são exemplificadas a partir de casos mapeados pelo Observatório. Por exemplo, os ataques racistas sofridos pelo jogador Vini Jr, 91% das postagens em sua conta no Instagram foram alvo de ataques (no período de outubro de 2023 a fevereiro de 2024).

Além do caso do jogador, o relatório também identificou outros casos, como o ator Lázaro Ramos, da jornalista Flávia Oliveira, da professora Djamila Ribeiro, entre outros. Esses exemplos são utilizados empiricamente para ilustrar um fenômeno digital em constante mudança e apresentar algumas linhas interpretativas a partir dos dados coletados, sem a pretensão de esgotar as dimensões do fenômeno.

Ao longo dos últimos dois anos, o Observatório tem acompanhado de perto as várias facetas do racismo direcionado a 26 personalidades negras em seus perfis de mídias sociais. Essa amostra retrata parte de um problema mais amplo, que afeta grande parte da nossa sociedade.

Este relatório representa o quarto documento publicado pelo Observatório. Para conferir o novo relatório e os trabalhos já publicados, visite o site do Aláfia Lab.

Leia mais

Cinema

Fazer um filme de ação não tem muito mistério. Basta pegar um protagonista carismático e duro na queda, coadjuvantes divertidos – ou pitorescos –...

Música

As vendas de ingressos para o Ensaio de Anitta em Salvador começou nesta quarta-feira, 9. O evento vai acontecer dia 18 de janeiro, no...

Streaming

É impressionante como os filmes da parceria entre a Blumhouse e a Prime Video partem de boas premissas, mas ficam aquém de seu potencial....

Beleza

Lancôme, uma das marcas mais icônicas de beleza, acaba de revelar seus mais novos e sofisticados produtos, expandindo a linha Idôle com inovações que...

Gastronomia

A Nanica, rede de tortas famosa por sua deliciosa Banoffee, acaba de anunciar uma parceria especial que promete encantar os amantes de sobremesas e...

Gente

O designer Gefferson Vila Nova marca sua quarta participação no São Paulo Fashion Week (SPFW N58) com a apresentação da coleção “Amore”, programada para...

Música

Nomear uma turnê nem sempre é uma tarefa fácil para um artista. Para Ana Carolina, porém, foi diferente desta vez. “Ana canta Cássia – Estranho Seria...

Gastronomia

Johnnie Walker anuncia seu mais novo produto pronto para beber, ou RTD (ready to drink). O Johnnie Walker Blonde & Citrus, popularmente conhecido como Blondinho, combina...