Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Gastronomia

Vinhos da Concha Y Toro conquistam alta pontuação no Descorchados 2024

Foto | Divulgação

A competição no mercado de vinhos transcende o mero sabor e qualidade da bebida. Anualmente, vinícolas de todo o mundo se envolvem em uma corrida frenética em busca das mais altas pontuações dos renomados guias e críticos de vinhos. Essas classificações não só influenciam a reputação e a demanda dos vinhos, mas também afetam diretamente os negócios e o prestígio das vinícolas.

A Concha Y Toro navega neste cenário com tranquilidade, mantendo seus rótulos premium com notas entre 95 e 97 pontos, caso de Amelia Chardonnay e Pinot Noir, Carmín de Peumo, Don Melchor e Trivento Eolo, apenas citando alguns de seus vinhos que se destacam na edição do Guia Descorchados 2024. O evento de lançamento do Guia aconteceu ontem dia 9 de abril, no Villagio JK, na Vila Olimpia.

Participaram cerca de 100 vinícolas em exposição, além de palestras e degustações ministradas pelo autor do guia, o crítico Patricio Tapia. Para conversar sobre a dinâmica por trás dessa corrida pela excelência, destacando a pressão, estratégias e desafios enfrentados pelas vinícolas na busca das melhores pontuações possíveis, estiveram no Brasil, dois dos mais renomados enólogos da Concha Y Toro – Marcelo Papa, responsável pela vinificação de rótulos como Amelia, Heritage e Marques de Casa Concha, e Germán di Cesare, à frente da Trivento Wines, onde brilha o Eolo 2019, vinho ícone e altamente pontuado da subsidiária argentina da vinícola chilena.

“Os principais guias e críticos de vinhos como o Descorchados, desempenham papel vital na indústria vinícola. Suas pontuações têm impacto significativo na reputação das vinícolas e na percepção dos consumidores, além de determinarem o valor de mercado dos vinhos”, comenta o enólogo Marcelo Papa.

Na visão de Germán di Cesare, responsável pelo emblemático Trivento Eolo 2019, as vinícolas precisam incessantemente investir em tecnologia e inovação para aprimorar a qualidade das safras. “A seleção de terroir e técnicas de viticultura desempenham um papel fundamental na produção de vinhos distintivos e de alta qualidade. Além disso, estratégias de marketing e relações públicas são empregadas para maximizar a exposição dos vinhos aos críticos e influenciadores. Nesse capítulo, o Descorchados é uma excelente exposição para a nossa marca”, comenta.

Desafios

Para o Country Manager da Concha y Toro no Brasil, Pietro Capuzzi, “nem tudo é mar de rosas no mundo do vinho, levando enólogos a enfrentar desafios de peso como flutuações climáticas e mudanças ambientais que podem afetar a consistência e a qualidade das safras, enquanto as pressões financeiras exigem investimentos em técnicas de produção mais sofisticadas e sustentáveis. A competição acirrada entre vinícolas para atrair a atenção dos críticos mais influentes é constante”, diz.

Marcelo Papa, por sua vez, aponta para a importância de tendências emergentes na produção de vinho, como a adoção de práticas orgânicas e sustentáveis, e o impacto das mudanças climáticas na viticultura e nas características dos vinhos – aspectos importantes a serem considerados. “ A tecnologia desempenha um papel crescente na análise e aprimoramento das safras, com o uso de inteligência artificial e drones agrícolas, com o embasamente de pesquisas e ciência, hoje, fundamentais na indústria vitivinícola atual”, aponta Papa.

“A busca incessante pela excelência nas safras de vinho reflete não apenas a paixão e o comprometimento das vinícolas, mas também a complexidade e a competitividade do mercado global de vinhos. Enquanto as pontuações dos grandes guias e críticos continuarem a exercer uma influência significativa sobre a indústria, as vinícolas continuarão a enfrentar desafios e buscar inovações para se destacarem em meio à concorrência acirrada”, conclui German di Cesare.

Leia mais

Música

Artista lamentou ocorrido

Gastronomia

Festival gastronômico é responsável por impulsionar economia e turismo da capital baiana

Moda

A Tiffany & Co. inaugurou uma nova loja de dois andares e mais de 1.200 m² no Miami Design District, destacando o mais recente...

Música

No evento exclusivo que agitará o Tivoli Ecoresort Praia do Forte no dia 7 de junho, às 22h, os hóspedes terão a oportunidade de celebrar a...

Música

Por motivos que fogem do controle de Ludmilla e sua equipe, a LUDMILLA IN THE HOUSE TOUR está cancelada. A decisão foi tomada mediante...

Gastronomia

Assinado pelo chef Jadson Nunes, o menu do 705 aposta em dois pratos vegetarianos

Beleza

A Bioderma, marca francesa de dermocosméticos, lançou o Photoderm Antioleosidade FPS 70, desenvolvido para o clima brasileiro. O protetor solar tem efeito matte imediato,...

Streaming

É curioso como as vezes cineastas diferentes chegam em ideias similares num mesmo período de tempo. Esse ano, com semanas de diferença, tivemos dois...